icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Longe do 'comando' do Governo do Estado, Campina mantém hegemonia no Legislativo da Paraíba

Publicado em 11/10/2019 às 17:47 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:29

Campina possui 2 senadores, 4 deputados federais e pelo menos 6 estaduais com base eleitoral na cidade

A última vez que Campina Grande teve uma liderança eleita para comandar o Governo do Estado foi há 13 anos. Na época o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi reeleito em uma disputa apertada que, mais adiante, teria como desfecho o término precoce de seu mandato. De lá para cá, a cidade assistiu a uma sucessão de mandatos com governadores de outras bases eleitorais: José Maranhão, de Araruna; Ricardo Coutinho, de João Pessoa; e João Azevêdo, também da Capital.

Mas nesse período, Campina não perdeu o seu brilhantismo na política e encontrou, no Legislativo, a oportunidade de manter a sua hegemonia. Hoje, a cidade ocupa duas das três cadeiras do Senado Federal, com Veneziano Vital (PSB) e Daniella Ribeiro (PP). Já na Câmara, dos 12 deputados federais, 4 têm fortes vínculos com a cidade: Pedro Cunha Lima (PSDB), Damião Feliciano (PP), Julian Lemos (PSL) e Aguinaldo Ribeiro (PP).

Na Assembleia Legislativa do Estado, a 'tropa de choque' campinense também se destaca. São pelo menos 6 deputados eleitos com os votos e o apoio do povo de Campina Grande: Ricardo Barbosa (PSB), Tovar Correia Lima (PSDB), Manoel Ludgério (PSD), Moacir Rodrigues (PSL), Inácio Falcão (PC do B) e Adriano Galdino (PSB). Apesar das divergências ideológicas e interesses diversos, quando o assunto é a Rainha da Borborema a 'bancada campinense' atua, em alguns casos, com firmeza e unidade. Foi assim, por exemplo, na luta para evitar o colapso total no abastecimento em 2017.

Mas é fato, também, que essa unidade precisa demonstrar ainda mais vigor na defesa de outras pautas importantes para a cidade. O fortalecimento do comércio, a atração de novos investimentos e projetos que reduzam as desigualdades entre ricos e pobres precisam estar na ordem do dia da 'bancada campinense'.

De janeiro a agosto deste ano a cidade registrou o pior cenário no que se refere à geração de empregos no comércio, com o fechamento de 335 postos de trabalho. Ações e projetos para amenizar essa 'sangria' precisam ser urgentes e devem contar, necessariamente, com a voz daqueles que foram eleitos pelos campinenses para serem os seus representantes. Essa é apenas uma das pautas. Outras tantas podem e precisam ser abraçadas pelo 'parlamento campinense'.

Imagem ilustrativa da imagem Longe do 'comando' do Governo do Estado, Campina mantém hegemonia no Legislativo da Paraíba

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp