PLENO PODER
PGR recomenda que PB evite vacinar adolescentes sem comorbidades antes de grupos prioritários
Órgão diz que municípios devem seguir PNI
Publicado em 06/09/2021 às 10:57 | Atualizado em 06/09/2021 às 12:45
Uma recomendação assinada pela Subprocuradora-Geral da República, Célia Regina Souza Delgado, alerta para o descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) na Paraíba. O documento recomenda que o Governo do Estado evite a distribuição de doses, por exemplo, para adolescentes entre 12 e 17 anos - antes de grupos prioritários.
A antecipação tem acontecido na cidade de Cabedelo, segundo o MPF. O município já vacina hoje pessoas com 13 anos, sem comorbidades.
Na avaliação do MPF, a vacinação no Estado vem avançando bem, mas alguns gestores municipais têm antecipado a imunização e desrespeitado a ordem estabelecida pelo PNI.
Na recomendação, a PGR ressalta que o Ministério da Saúde determina que a vacinação contra a Covid-19 para a população de 12 a 17 anos, deve obedecer a seguinte ordem de prioridade: "a) População de 12 a 17 anos com deficiências permanentes; b) População de 12 a 17 anos com presença de comorbidades; c) População de 12 a 17 anos gestantes e puérperas; d) População de 12 a 17 anos privados de liberdade; e) População de 12 a 17 anos sem comorbidades".
Em Itabaiana, a prefeitura também chegou a vacinar adolescentes sem comorbidades, mas suspendeu a distribuição atendendo à recomendação do MPF.
Alguns gestores municipais têm avançado na imunização com a justificativa de que há vacinas disponíveis. Mas se isso estiver ocorrendo, no entender do MPF, as doses devem ser distribuídas para outras cidades - de forma equitativa.
Confira a recomendação na íntegra
O Blog aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado sobre o documento. A Secretaria da Saúde de Cabedelo também ainda não se posicionou sobre o tema.
Comentários