PLENO PODER
Prefeitos de 14 cidades firmam pacto com TCE para reduzir servidores; veja lista
Gestores se comprometeram a cumprir resolução dos 30%
Publicado em 18/12/2025 às 11:02

Quatorze prefeitos paraibanos firmaram, na manhã desta quarta-feira (17), com o Tribunal de Contas do Estado, o Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional pelo qual se obrigam a cumprir o limite de contratos de servidores por excepcional interesse público estabelecido em 30% do volume dos efetivos, como determina a Resolução Administrativa nº 04/2024 editada pela Corte.
A resolução busca, também, o disciplinamento das terceirizações realizadas pelos organismos sob jurisdição do TCE.
“Este Pacto tem por objetivo a adequação das contratações temporárias realizadas pelos prefeitos atuais, bem como por gestões anteriores, aos limites estabelecidos na RN nº 04/2024 do TCE-PB, em especial ao artigo 6º, que determina que o quantitativo dos contratados a título temporário não ultrapasse os 30% do total de servidores efetivos do quadro municipal”, diz o documento do Pacto.
Com a assinatura, os prefeitos se comprometem também a não realizarem novas contratações por excepcional interesse público.
Além disso, o TCE vai acompanhar a situação nos municípios mediante a realização de auditorias especiais de pessoal, “no momento em que julgar necessário”.
Lista das cidades
Assinaram o Pacto os prefeitos de Aroeiras (Domingos Marques Barbosa Filho), Caiçara (Tarcísio Alberto Lopes Soares), Cajazeiras (Maria do Socorro Delfino Pereira), Camalaú (Ubirajara Antonio Pereira Mariano), Caraúbas (Nerivan Álvares de Lima), Jericó (Kadson Valberto Lopes Monteiro), Marizópolis (Lucas Gonçalves Braga).
Também os gestores de Nova Palmeira (Antonio Orlando Pereira de Araújo), Parari (Genival Alves de Queiroz Filho), Pilar (Patrícia Rodrigues Silva Oliveira de Farias), Pitimbu (Adelma Cristovam dos Passos), Remígio (Luís Cláudio Régis Marinho), São José dos Cordeiros (Felício Kelmo Almeida Queiroz) e Sossego (Vanusa da Paz Medeiros).

Comentários