PLENO PODER
Tovar tem simpatia da classe política, mas Bruno lidera nas urnas em eleições anteriores
Publicado em 05/03/2020 às 11:23 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:37
Bruno recebeu 82.828 votos em três eleições. Tovar obteve 63.411. Os dois polarizam disputa pela indicação de Romero Rodrigues
Para a escolha de um candidato a prefeito são levados em consideração vários fatores. Empatia, proximidade com as lideranças políticas locais, desenvoltura em discursos, o cenário eleitoral da cidade e, claro, o histórico de votos dos pré-candidatos. No caso de Campina Grande, a base aliada do prefeito Romero Rodrigues (PSD) tem hoje dois nomes que polarizam a disputa por uma indicação para ser o 'cabeça de chapa' do grupo nas eleições deste ano: o ex-deputado Bruno Cunha Lima (sem partido) e o secretário de Planejamento e deputado licenciado, Tovar Correia Lima (PSDB).
Os dois aparecem bem em sondagens internas, possuem proximidade com lideranças políticas tradicionais e deram os primeiros passos na vida pública na 'Casa de Félix Araújo', mas em dois quesitos parecem estar em patamares um pouco diferentes.
Tovar tem, aparentemente, uma 'simpatia' maior com a classe política local, sobretudo na Câmara. Não à toa, alguns dos vereadores que integram a bancada de Romero já anunciaram apoio à sua pré-candidatura. Por outro lado, Bruno lidera quando o assunto é voto em eleições anteriores.
Bruno disputou a primeira eleição em 2012, sendo eleito o vereador mais votado de Campina Grande, com 4.631 votos. No mesmo pleito, Tovar recebeu 3.690. Na época Tovar já concorria à reeleição, já que em 2008 foi eleito pela primeira vez com 4.999 votos.
Em 2014, os dois foram para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa. Ambos foram eleitos. Bruno obteve 34.054 votos, enquanto Tovar recebeu 30.670. Nas últimas eleições, Tovar partiu para reeleição e foi o escolhido de 24.052 paraibanos nas urnas. Já Bruno tentou uma vaga na Câmara Federal e chegou perto, obtendo 44.143 votos. Em Campina, ele foi o candidato a deputado federal mais votado, com quase 20 mil votos. Somando todas as eleições, Bruno lidera com 82.828 votos conquistados em 3 eleições. Já Tovar acumula 63.411 em quatro pleitos.
Ontem o prefeito Romero Rodrigues disse que pesquisas internas irão ajudar a definir quem será o candidato do grupo. Além disso, uma conversa entre o gestor e o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) também deverá impactar nessa escolha. A 'simpatia' da classe política local e a densidade eleitoral, certamente, serão duas variáveis que serão consideradas. Resta saber qual delas pesará mais na escolha.
Comentários