icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Vítima de especulações de 'fogo amigo', secretário é peça estratégica na pandemia em Campina Grande

Secretário está no comando da 'pasta' desde o início da pandemia, na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues

Publicado em 25/05/2021 às 12:10 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:49

O secretário de saúde de Campina Grande, Filipe Reul, parece estar sendo vítima de 'fogo amigo'. Vez por outra surgem rumores de que ele deixará o comando do 'Pasta' que ocupa desde a gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD). Embora existam especulações sobre uma possível 'fritura', não é possível apontar de onde as 'chamas' estariam saindo.

O factível, contudo, é que Reul tem sido uma figura chave no combate à pandemia na cidade.

E explico o porquê.

Nenhuma das peças do xadrez, posicionadas no atual cenário, tem o apoio que ele possui internamente para comandar a 'Pasta'. Nos últimos dias conversei com vários interlocutores da saúde municipal. Desde diretores a servidores do 'baixo clero'.

Todos defendem a permanência dele à frente da secretaria. Todos.

Outros pontos também são significativos.

Reul assumiu a Saúde municipal no momento mais difícil. No início da pandemia quase nada se sabia sobre os efeitos, tratamento e ações que deveriam ser adotadas (em todo o país) para o combate ao vírus. E, mesmo não sendo médico, conseguiu manter a cidade com níveis 'aceitáveis' de ocupação de leitos e procedimentos.

Além disso, tem trânsito livre junto ao Ministério Público e imprensa. Tem sido solícito com as demandas e defendido a gestão nos debates mais ásperos até aqui encampados. Numa gestão pública, isso pode não parecer importante para alguns, mas é imprescindível.

Não vi nenhuma declaração pública do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) sobre o tema.

Mas numa pandemia como a que vivemos, mudanças na saúde costumam sempre dar muita dor de cabeça. O que tem ocorrido no Governo Federal é um exemplo disso. Vários ministros e poucas soluções contínuas e sistemáticas para o problema.

Mudanças no comando da saúde aqui, podem acabar provocando o mesmo efeito.

Imagem ilustrativa da imagem Vítima de especulações de 'fogo amigo', secretário é peça estratégica na pandemia em Campina Grande

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp