icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PMDB anuncia desembarque do governo Dilma nesta terça-feira

Diretório Nacional vai oficializar desembarque por aclamação. Senadores e deputados da Paraíba decidem por rompimento .

Publicado em 29/03/2016 às 8:00

O PMDB vai oficializar o desembarque do governo Dilma Rousseff hoje, por aclamação. A decisão é resultado de articulação promovida pelo grupo do vice-presidente Michel Temer. A tendência é que o partido aprove ainda o prazo até o dia 12 de abril para que os sete ministros da sigla deixem seus cargos. O mesmo valerá para outros peemedebistas empregados em cargos de confiança na administração federal.

A tomada de posição foi fechada após reunião entre Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considerado o "último bastião" do governismo no PMDB. Pelo acordo, Temer não presidirá a reunião que vai selar o desembarque. Os ministros peemedebistas também não irão à reunião.
Apesar dos apelos da presidente Dilma e de seu antecessor, Lula, o Planalto não conseguiu conter a tendência de debandada do PMDB, agravada nos últimos dias com a exposição das posições anti-Dilma dos maiores diretórios estaduais da sigla, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Michel Temer, no domingo avisou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o PMDB, aprovará o desembarque oficial do governo na reunião de seu diretório nacional. Foi a primeira vez que Lula conseguiu se reunir com Temer desde que o partido decidiu pela saída oficial do governo.

O formato da convenção de hoje foi fechado em reunião na residência oficial do Senado Federal com a presença de outros senadores peemedebistas. Com o acordo, a tentativa do comando nacional do partido é evitar demonstrar a divisão do partido no encontro do diretório nacional da legenda.

Em estratégia esboçada com a presidente Dilma Rousseff, os sete ministros do partido não devem participar da reunião. A ausência deles é vista, no entanto, com naturalidade pela cúpula nacional, que entende o constrangimento que eles poderiam passar no encontro. Com a avaliação de que a "batalha desta terça-feira está perdida", o foco do Palácio do Planalto é tentar agora segurar a maior parcela possível do partido no movimento contrário ao impeachment. Nas palavras de um assessor da presidente, "amanhã é uma batalha perdida dentro de uma guerra maior".

DEMISSÃO

O ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) redigiu carta em que pediu demissão do governo Dilma Rousseff. O peemedebista, próximo ao grupo do vice-presidente Michel Temer, foi o primeiro dos sete integrantes do partido a pedir para deixar o primeiro escalão do governo da petista.

A decisão do ministro foi oficializada minutos após o PMDB fechar questão sobre o desembarque do governo.

Na carta, Henrique Eduardo Alves cita o vice-presidente e diz que "o momento nacional coloca agora o PMDB, meu partido há 46 anos, diante do desafio de escolher o seu caminho, sob a presidência de meu companheiro de tantas lutas, Michel Temer".

PARAÍBA

Ontem à noite, o PMDB da Paraíba decidiu romper com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A decisão foi tomada por unanimidade em reunião realizada em Brasília, no gabinete do senador José Maranhão, presidente estadual da legenda.

"Decidimos por unanimidade pelo desembarque do governo, seguindo a decisão da direção nacional do PMDB", explicou Maranhão, acrescentando que a Paraíba tem 15 votos na reunião do diretório.
Além de Maranhão, participaram da reunião o senador Raimundo Lira, os deputados federais Manoel Junior, Veneziano Vital do Rêgo e Hugo Motta e demais diretorianos. (Com Josusmar Barbosa)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp