icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Políticos e artistas lamentam morte da instrumentista Zabé da Loca

Mensagens foram publicadas na internet na manhã deste sábado (5).

Publicado em 05/08/2017 às 11:52

Artistas e políticos paraibanos lamentaram a morte da artista Zabé da Loca neste sábado (5). Isabel Marques da Silva 'Zabé da Loca' tinha 93 anos e morava no município de Monteiro, na região do Cariri. Ele enfrentava problemas de saúde causados pelo Alzheimer.
Na internet, o cantor Chico César utilizou sua página em uma rede social para lembrar o talento da artista e lamentou a morte. “Mais um dia triste. Hoje sem Zabé da Loca”, escreveu.

O grupo musical Cabruêra publicou um trecho da música 'Zabé sabe', composta pelos artistas em referência a ela e lembrou o exemplo de bravura da tocadora de pífano.

O secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, também publicou uma mensagem em referência a Zabé da Loca. “Que a eternidade abrace nossos mestres, já que a vida foi sempre um não repetido infinitamente. Paz e luz na sua passagem, Zabé”, compartilhou.

Que a eternidade abrace nossos mestres, já que a vida foi sempre um não repetido infinitamente. Paz e luz na sua passagem, Zabé.

Uma publicação compartilhada por Lau Siqueira (@lau.siqueiraa) em

Já o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), escreveu uma mensagem lembrando a força e resistência de Zabé a representação da arte popular. “A arte popular e a resistência nordestina perderam, hoje, no Cariri, Zabé da Loca. Vá em paz”, publicou.

O deputado estadual João Henrique (DEM) utilizou a internet e publicou um texto lamentando o ocorrido. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da 'Rainha do Pífano', representante fiel da cultura popular monteirense e da Paraíba, Zabé da Loca. O que me conforta é saber que, em vida, ela recebeu todas as homenagens possíveis, como foi o caso da construção do Memorial e da criação do Festival Zabé da Loca, ambos na gestão da ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique. Nesse momento, eu e Edna prestamos sinceras condolências aos familiares e amigos por tão dolorosa e grande perda. Zabé da Loca partiu, porém, deixou seu nome marcado nesta terra onde viveu e contribuiu para seu engrandecimento”, escreveu o parlamentar paraibano.

O cordelista e cantor Beto Brito também publicou um texto em referência a artista. "Zabezinha, obrigado. Vá com Deus, que seu pife alegre o universo e o seu sorriso contamine as estrelas para que jamais deixem de alumiar a terra espalhando sabedoria, humildade e arte popular para todos nós, que aprendemos muito com o seu carinho e amor pela música e pelo Nordeste.

A cantora e atriz Sandra Belê fez referência a 'Zabé' lembrando sua maestria de encantar o público com o som do pífano. "E lá se foi nossa guerreira, nossa maestrina na arte de encantar ao som do pífano e viver com simplicidade. E lá se foi nossa Zabé da Loca, nosso símbolo de mulher caririzeira que tirou leite de pedra! Mesmo! Inspiração!! A Josivane Caiano, minha admiração pelos cuidados e carinhos que a propiciaram um viver tranquilo. Obrigada por nos proporcionar vivências transcendentais no seu terreiro, Zabé!!", descreveu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp