POLÍTICA
Posse de Dunga na AL deve acontecer depois do Carnaval
Carlos Dunga vai entrar no lugar de Genival Matias na Assembleia Legislativa.
Publicado em 08/02/2013 às 12:02
A composição da Assembleia Legislativa da Paraíba deve ser modificada depois do período de Carnaval. Nesta sexta-feira (8) foi encaminhada para a Coordenadoria de Acórdãos e Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão sobre a validação dos votos de Osvaldo Venâncio, o Bado. Após a publicação, o suplente Carlos Dunga (PTB) assumirá no lugar de Genival Matias (PtdoB).
Ex-prefeito de Cuité, Bado teve a candidatura barrada em 2010 com base na Lei da Ficha Limpa, mas como a norma não foi considerada válida para o pleito, seu registro foi considerado pelo TSE. Os votos dele não são suficientes para sua eleição, no entanto alteram o coeficiente eleitoral e beneficiam Carlos Dunga.
Em novembro do ano passado, Bado entrou com um petição pedindo que fosse executada de forma imediata a decisão que deu deferimento a sua candidatura. A ministra Cármen Lúcia negou o pedido e disse que deveria ser aguardada a publicação do acórdão.
Com o encaminhamento da decisão para a Coordenadoria de Acórdãos a publicação deve acontecer em alguns dias. Depois disso é enviada uma comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba que fará uma nova totalização dos votos, na sequência a Assembleia Legislativa é comunicada.
O deputado Genival Matias já disse que vai entrar na Justiça para não perder a cadeira. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, em novembro, a advogada Gabriela Rolemberg, que representa o parlamentar, disse que assim que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral fosse publicada entraria com recurso contra a decisão que deferiu Bado.
Comentários