POLÍTICA
Postulantes buscam quociente baixo
Candidatos querem se eleger com uma baixa votação.
Publicado em 29/09/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47
O deputado Janduhy Carneiro deixou o Partido Ecológico Nacional (PEN) para assumir a presidência estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Ele alegou ter saído da legenda devido ao quociente eleitoral e questões relativas à estrutura partidária. Trocando em miúdos, ele quer se reeleger com uma pequena votação.
O PTC também “oferece” o atrativo do baixo quociente. O presidente estadual da legenda, Neto Franca, garantiu o ingresso no partido do ex-deputado Walter Brito Filho, o ex-vereador Tavinho Santos e o responsável na Paraíba pelo Movimento em Defesa da Anistia dos Agricultores Endividados, Jair Pereira Guimarães. Já o PHS atraiu o ex-deputado federal Álvaro Neto. Em compensação ele ganhou a presidência estadual do partido e anunciou que será candidato a uma cadeira na Câmara Federal.
QUOCIENTE
A escolha dos deputados, sejam estaduais ou federais, só é concretizada após a aplicação das fórmulas que regem o sistema proporcional de eleições, cujo cálculo se inicia com a obtenção do número total de votos válidos. Esse número é então dividido pelo número de vagas em disputa. Essa divisão é conhecida como Quociente Eleitoral.
Comentários