POLÍTICA
Povo precisa saber o que faz a Câmara, dizem vereadores
Vereadores de João Pessoa comentam insatisfação da população com seus parlamentares.
Publicado em 26/10/2011 às 10:25
Vereadores de João Pessoa comentaram na manhã desta terça-feira (26) o resultado da pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada pelo Jornal da Paraíba, que mostrou que 69% da população reprova a atuação da Câmara Municipal. Para os parlamentares o povo precisa compreender qual é o verdadeiro papel do legislativo, como isso não acontece o índice de insatisfação caba sendo alto.
A pesquisa divulgada na edição de hoje do Jornal da Paraíba ouviu 800 pessoas. Para 37% dos entrevistados, a Câmara tem uma atuação ruim ou péssima. Outros 32% avaliam como regular o trabalho dos vereadores. Somados os conceitos regular, ruim e péssima totalizam 69%. Já os que avaliaram como ótima representam 2% e os que consideram boa são 6%. E 23% não sabem ou não responderam.
“Isso é natural até porque o vereador é o agente público mais próximo da população e também é um cargo muito incompreendido. Sempre que tem problemas na saúde e na educação acaba sobrando para o vereador. O que é bom vai para o Executivo e que é ruim fica para nós”, disse Tavinho Santos (PTB).
O vereador Geraldo Amorim (PDT) concorda em parte com o pensamento de Tavinho. “A população tem de se conscientizar do verdadeiro papel do vereador. Existe uma cultura errada que o parlamentar tem que, por exemplo, fazer calçamento de ruas”, disse. Ele também dá uma outra versão para a insatisfação dos pessoenses.
“A população está certo. Tem vereador que trai a confiança do povo. Ele diz uma coisa na campanha e depois faz outra totalmente diferente no exercício do mandato”, acrescenta Amorim.
A reportagem do JP Online também falou com o vereador Bira Pereira (PSB). O parlamentar disse que não tinha tido acesso ao resultado da pesquisa e preferia não fazer comentários sem ter conhecimento dos dados.
Comentários