POLÍTICA
Prática de Kitesurf em Cabedelo será debatida com esportistas
Debate será realizado nesta terça-feira com o objetivo de evitar acidentes.
Publicado em 23/07/2018 às 10:54 | Atualizado em 23/07/2018 às 17:15
As regras para a prática do Kitesurf em Cabedelo serão apresentadas e discutidas em reunião marcada nesta terça-feira (24), às 19h, no Lovina Bar e Restaurante, em Ponta de Campina. O encontro tem como pauta a implementação de uma lei que disciplina o esporte nas praias do município.
A Lei Municipal nº 1.801/2016 que ordena a prática do esporte no município atende a uma demanda antiga de banhistas e esportistas e tem por princípio a atenção aos aspectos de segurança e a democratização dos espaços, sobretudo para evitar acidentes, como o que ocorreu no último dia 15 de julho, na praia do bairro do Bessa, em João Pessoa, vizinho a Intermares. De acordo com o relato de testemunhas, a pessoa que controlava a pipa perdeu o controle do equipamento que atingiu banhistas e barracas na praia.
Novas regras
A lei determina quatro pontos de pouso e decolagem de Kitesurf, entre as Praias de Intermares e Ponta de Campina, que deverão ser demarcados e sinalizados pelos praticantes da atividade. Para cada trecho liberado, deverá ser respeitado o distanciamento mínimo de 150m em relação à arrebentação, devendo ser reservada, na faixa de areia, uma área de 100m de extensão para fins de pouso e decolagem.
Além disso, fica vedada a prática do esporte sem o uso de equipamentos de segurança, denominado dispositivo de soltura rápida.
O debate para disciplina a aplicação da lei deverá contar representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura; Esporte, Juventude e Lazer; Turismo; Planejamento; Segurança; Mobilidade Urbana; Uso e Ocupação do Solo; Comunicação; e Procuradoria Geral; assim como representantes e praticantes do esporte.
Comentários