POLÍTICA
Pré-candidatos botam o pé na estrada visando as eleições de 2016
Quatro partidos já definiram quem serão seus pré-candidatos a prefeito de João Pessoa no pleito do próximo ano.
Publicado em 27/10/2015 às 8:45
O nome de João Azevedo foi oficializado pela executiva municipal do PSB para disputar a prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2016. Com a definição, sobe para quatro o número de pré-candidatos a prefeito da capital. Além de Azevedo e do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que tentará a reeleição, já figuram como pré-candidatos os deputados federais Wilson Filho (PTB) e Manoel Júnior (PMDB). PT e PSDB dizem que terão candidato, mas ainda não definiram nomes.
O anúncio do PSB foi feito por meio de uma resolução, divulgada ontem, no qual a legenda socialista afirma que o secretário estadual de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia “reúne todas as credenciais e está preparado para representar, planejar e conduzir um projeto de gestão para a cidade”.
A nota indica que a estratégia de campanha é credenciar João Azevedo, tentando associar diretamente as realizações do governador Ricardo Coutinho, tanto em sua gestão à frente do governo do Estado, como nos oito anos em que foi prefeito da capital, com o seu trabalho sempre como auxiliar na administração socialista.
Para o partido, João tem “a capacidade real de construir um modelo de gestão que a impulsione efetivamente para o futuro”. A nota efetiva o nome do engenheiro, ressaltando que “dentro dos prazos legais previstos e com base na amadurecida unidade partidária, será oficializado o nome do PSB que devolverá ao pessoense, em sua plenitude, a esperança de ver João Pessoa voltar a pensar grande”.
Apesar de já existirem outras pré-candidaturas oficializadas, o PSB deve centrar fogo contra a gestão do prefeito Luciano Cartaxo. As críticas ao prefeito estiveram presentes no documento e na boca do governador, que participou ontem da solenidade de formatura de 80 soldados do Corpo de Bombeiros Militar. Ricardo Coutinho disse que a prefeitura tem andado de “ré” e que a população fará o julgamento, comparando as gestões de Cartaxo e do PSB.
No documento divulgado pelo diretório, o presidente municipal Ronaldo Barbosa afirma que a atual gestão vem “representando uma verdadeira ameaça aos avanços conquistados pelo modelo de administração do PSB, enterrando todos os instrumentos de participação popular, enfraquecendo as políticas públicas”. Ao mesmo tempo, afirma que capital paraibana avançou a partir de 2005, quando Ricardo Coutinho foi eleito prefeito da cidade. Ricardo disse que João Azevedo “é um dos melhores quadros que a Paraíba produziu nos últimos anos”.
Luciano Cartaxo (PSD)
Atual prefeito da capital, deixou o PT para tentar a reeleição pelo PSD, com a justificativa de que não queria ver sua imagem associada aos escândalos envolvendo a sigla petista
João Azevedo (PSB)
Atual secretário de estadual de Infraestrutura, caiu nas graças do governador Ricardo Coutinho como melhor opção do partido, derrubando a deputada Estela Bezerra internamente
Manoel Júnior (PMDB)
Pré-candidato em 2012, foi preterido pelo senador Maranhão, que para 2016 já garantiu legenda ao peemedebista, mesmo sob as críticas de parte dos correligionários
Wilson Filho (PTB)
Coordenador da bancada da Paraíba na Câmara Federal, o parlamentar tem usado de sua influência para focar nas críticas à gestão de Cartaxo. O petebista tem apoio do partido
Comentários