POLÍTICA
Prefeito anuncia 14º dos professores
Prefeito de Campina Grande anunciou o pagamento do 14º salário para escolas municipais que se destacarem entre as melhores.
Publicado em 15/02/2013 às 6:00
As aulas da rede municipal de ensino de Campina Grande foram iniciadas na manhã de ontem, com a abertura oficial na Escola Joselita Brasileiro, na Vila Cabral de Santa Terezinha. Durante o evento, o prefeito da cidade, Romero Rodrigues, anunciou o 14º salário para professores das escolas que se destacarem entre as melhores do município, iniciando o benefício ainda este ano. Até ontem, cerca de 20 mil alunos já haviam se matriculado nas escolas da rede e ainda restam seis mil vagas a serem preenchidas.
Conforme o prefeito, o benefício deve ser uma motivação a mais para os profissionais da Educação encontrarem mecanismos que possam levar a escola a graus cada vez maiores de ensino e aprendizagem. “O salário vai depender do empenho dos próprios professores. Tenho certeza que isso vai dar mais motivação aos profissionais e todo mundo poderá sair ganhando”, disse. Ele contou que o salário dos professores da Rede Municipal também deverá ser reajustado ainda este mês, contudo, o novo valor salarial ainda está sendo analisado.
A abertura oficial das aulas aconteceu na Escola Joselita Brasileiro, instalada em uma comunidade periférica de Campina Grande, onde já estudam 188 alunos, do pré-escolar ao Fundamental II. Os alunos da escola foram os primeiros a receber o fardamento novo, que contempla, além da roupa, tênis, mochila e material didático.
Segundo a secretária municipal de Educação, Verônica Bezerra, estão sendo entregues 60 mil fardas, um investimento de R$ 770 mil nas 145 unidades de ensino do município, entre escolas e creches.
“Nós também estamos tirando 20 escolas da UTI, realizando reformas para poder oferecer um ensino de qualidade para os alunos. A prefeitura está investindo R$ 1,5 milhão para cuidar das escolas da cidade. Antes de começarem as aulas nós visitamos todas as unidades e a nossa expectativa é de preservá-las e construir novas escolas”, informou. Além das 20 unidades que estão sendo reformadas, mais dez também deverão passar pelo mesmo processo futuramente.
O prefeito também anunciou a entrega de tablets e a criação do projeto da merenda extra, que serão iniciados ainda este ano.
“Estamos fazendo um levantamento inicial, para saber quem vai precisar do material e também onde vai ser iniciado o projeto da merenda”, explicou. Para a mãe de um aluno de 5 anos de idade que cursa o 1º ano, Janaína Siqueira, a melhor novidade foi o fardamento.
Segundo ela, uma escola pública deve oferecer todos os recursos para desenvolver a aprendizagem do estudante. “Ele estudava em uma escolinha particular e eu o trouxe para a escola pública este ano. Observando a escola eu vi que não há nenhuma diferença, pelo menos aparentemente. Mas eu acho que a preocupação do prefeito realmente tem que começar pelo fardamento e o material que a criança vai usar fora da escola”, disse. (Isabela Alencar)
Comentários