POLÍTICA
Prefeito de Bom Sucesso tem mandato cassado por abuso de poder político
Pedro Caetano (PTB) ainda pode recorrer. Decisão também atinge a vice-prefeita do município.
Publicado em 03/04/2019 às 8:35 | Atualizado em 03/04/2019 às 17:37
A Justiça Eleitoral da Paraíba cassou os mandatos do prefeito da cidade de Bom Sucesso, no Sertão da Paraíba, Pedro Caetano Sobrinho (PTB), e da vice, Olyvia Priscila Cavalcante (DEM). Eles são acusados de abuso de poder político e econômico no período vedado, antes das eleições. A decisão foi da juíza da 36ª Zona Eleitoral, Fernanda de Araújo Paz. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral desta quarta-feira (3). Também foi declarada a inelegibilidade dos dois por oito anos. Os gestores ainda podem recorrer.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o prefeito e a vice teriam cometido o abuso de poder político em um jantar, supostamente beneficente, mas que teve distribuição de comida e bebida para a população. O jantar estava marcado para o dia em que ocorreriam as convenções partidárias do prefeito.
Durante o processo, a defesa negou todas as acusações. Disse que a festa ocorreu quatro meses antes da eleição e que não foi uma festa eleitoral, mas particular. Além disso, a presença do prefeito e da vice não indicam o abuso de poder político e econômico, conforme a defesa.
Na decisão, a juíza determinou novas eleições no município após o trânsito em julgado da ação ou ainda ocorrendo decisão colegiada da Justiça Eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral. Com o cargo vagando, o presidente da Câmara de Bom Sucesso deve assumir a prefeitura até a realização da nova eleição.
Comentários