POLÍTICA
Prefeito eleito teria usado notas frias
Segunda colocada nas eleições entrou com representação contra o prefeito eleito.
Publicado em 23/11/2012 às 8:00
A disputa eleitoral no município de Piancó deverá continuar na Justiça. A segunda colocada nas eleições para prefeito, Vanderlândia Tomaz de Souza (PSB), entrou com representação na Justiça Eleitoral contra o prefeito eleito, Francisco Sales de Lima (DEM), por supostamente ter apresentado notas fiscais 'frias' para comprovar os gastos na prestação de contas.
A denúncia foi protocolada no cartório da 32ª Zona Eleitoral e está sendo analisada pelo juiz José Milton Barros de Araújo. A ex-candidata também encaminhou a denúncia ao Ministério Público Eleitoral, que também vai apurar se houve ou não irregularidades. O promotor Elmar Thiago Pereira de Alencar vai encaminhar o caso à Polícia Federal, para identificar se houve falsificação de documentos.
Na representação, Vanderlândia Tomaz, mais conhecida como 'Neguinha, pede a impugnação da prestação de contas de campanha apresentada por Sales Lima e solicita à Justiça Eleitoral a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por captação ilícita de recursos. “A gente detectou as irregularidades, recolhemos todo o material e estamos encaminhando para que seja apurado”.
A denúncia aponta ainda outras irregularidades, como ausência de nota fiscal eletrônica, falta de informações de CNPJ em material de campanha, ausência de informações na prestação de contas sobre as gráficas que produziram o material impresso usado para propaganda.
À Justiça Eleitoral, Sales afirmou ter gasto R$ 80,5 mil na campanha. As contas de campanha dos eleitos deverão ser julgadas até 11 de dezembro. Ele ainda não foi notificado pela Justiça e seu advogado, que está viajando, não foi localizado para comentar a denúncia.
Comentários