icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Prefeitos saem sem novidade do encontro com o governador

Projetos já existentes e crise pontuaram discurso aos futuros gestores.   

Publicado em 05/12/2016 às 14:20

Um total de 182 prefeitos da Paraíba lotaram um auditório no Centro de Convenções de João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (5), para ouvir as propostas de parceria do governo do estado para os municípios a partir do próximo ano. Além do Pacto Social e o Empreender voltado aos municípios, o discurso de quase um hora do governador Ricardo Coutinho (PSB), no evento o 'Governo e as Cidades', foi voltado para traçar um panorama da crise por que passa estado e municípios, o que já é de conhecimento de muitos.

Um dos carros-chefe do encontro, o Empreender para municípios não tem previsão de volume de recursos para as cidades e o pagamento deverá ser feito com desconto do repasse do ICMS. "Não há nenhuma possibilidade de ser através disso. Não há possibilidade do não retorno para o Estado porque é dinheiro público e precisa novamente sair para atender a outros que porventura não tenham tido oportunidade até agora", pontuou Ricardo Coutinho.

Ausências de opositores

Apesar da lotação, os prefeitos reeleitos de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, Luciano Cartaxo (PSD) e Romero Rodrigues (PSDB), não foram ao evento. O governador, no entanto, minimizou a ausência, comemorando a alta procura. "O encontro é aberto para todo mundo, mas ninguém era obrigado a vir, depende de cada um. Para mim, o encontro é um sucesso absoluto, melhor do que eu esperava e a prova está aí com um auditório completamente lotado", completou.

>>> Cartaxo e Romero não irão a encontro com Ricardo Coutinho

Ricardo reiterou que o evento é apartidário e tem como finalidade expor as parcerias que podem ser feitas entre o governo do estado e os municípios para melhorar os indicadores sociais paraibanos. "Não queremos nenhuma contrapartida política, partidária nem financeira, mas queremos ver mais criança em creche, políticas de democratização da gestão, que é o caso dos orçamentos democráticos, e o Empreender se abrindo para os municípios para melhorar a qualidade de vida da população", afirmou.

Gestores otimistas

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Tota Guedes, disse que acredita que a parceria deverá trazer um alento para as prefeituras que estão em situação financeira complicada devido à queda dos repasses financeiros. "A máquina administrativa aumentou e os recursos permaneceram praticamente os mesmos", disse.

Dentre os que participaram do encontro estiveram o deputado José Aldemir e Berg Lima, prefeitos eleitos de Cajazeiras e Bayeux, respectivamente. Aldemir disse que as diferenças políticas com o governador Ricardo Coutinho foram deixadas de lado já que está em busca de parcerias que contribuam para a sua futura gestão. "Não podemos prescindir desse direito, que inclusive é inconstitucional", comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp