POLÍTICA
Prefeitura de Campina Grande anuncia plano de flexibilização em três etapas
Segundo anuncio feito por Romero Rodrigues, comércio começa a abrir na segunda-feira (15).
Publicado em 12/06/2020 às 16:03 | Atualizado em 13/06/2020 às 18:46
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), anunciou na tarde desta sexta-feira (12) que irá permitir a flexibilização do funcionamento de alguns setores comerciais a partir da próxima segunda-feira (15). O gestor explicou que as medidas fazem parte de um Plano de Convivência e Retomada das Atividades, desenvolvido de maneira conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sindicatos e instituições que representam o setor empresarial do município.
A flexibilização do funcionamento do comércio será posta em prática de maneira gradual, em três etapas, que serão cumpridas quinzenalmente. A primeira etapa vai começar na próxima segunda-feira (15), e nela, poderão funcionar:
- Lojas de varejo e serviços, com até 200m². As lojas localizadas na Rua João Pessoa e adjacências poderão funcionar das 8h às 17h, e os estabelecimentos da Rua Maciel Pinheiro, poderão reabrir a partir das 8h às 17h;
- Atividades religiosas, com ocupação máxima de 20%, obedecendo o distanciamento mínimo de 1,5 metros, poderão reabrir a partir do dia 20/06;
- Shoppings poderão funcionar na modalidade 'drive thru';
- Salões de beleza e barbearias.
Já na segunda etapa do plano de flexibilização, marcada para começar a partir do dia 29 de junho, os seguintes setores poderão retornar ao funcionamento:
- Shoppings e galerias, com exceção de cinemas, auditórios e áreas de jogos.
- Lojas do Centro que possuem área superior a 200m²;
- Bares e restaurantes, com taxa de ocupação inferior a 50%, priorizando o atendimento ao ar livre;
- Praças, parques e áreas de lazer, como o entorno do Açude Velho e as Avenidas Assis Chateaubriand e Juscelino Kubitschek;
- Academias, com ocupação inferior a 50%, obedecendo o distanciamento e com proteção de equipamentos (normas da Acad).
Na terceira etapa, que terá início no dia 12/08, poderão retornar ao funcionamento:
- Todas as atividades, com protocolos setoriais;
- Instituições de ensino das redes pública e privada;
- Atividades religiosas com até 40% da capacidade total de ocupação;
- Museus, teatros, e casas de eventos, com 50% da capacidade total de ocupação de pessoas;
- Realização de eventos com 50% da capacidade total de ocupação de pessoas.
Em todo o plano de retomada econômica, há a exigência do uso de protocolos sanitários, com fiscalização de órgãos de controle, como Procon, Agevisa, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros da Paraíba. A prefeitura irá disponibilizar o protocolo sanitário nos sites oficiais do órgão, para que os donos de estabelecimentos fiquem cientes das condições necessárias ao funcionamento das lojas.
O Plano de Convivência da Prefeitura de Campina Grande tem o apoio da Federação da Indústrias da Paraíba (Fiep), Confederação de Logistas de Campina Grande (CDL-CG), Associação Comercial Empresarial de Campina Grande, Abrasel, Sindicatos de Farmácias, Lojas, Atacado, Construção Civil, Agevisa, Procon, Sebrae-PB, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*
Comentários