POLÍTICA
Presidenciáveis têm alta taxa de rejeição, diz Ibope
Publicado em 27/10/2015 às 9:04
A três anos das próximas eleições presidenciais, pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (27) aponta um nível alto de rejeição entre os políticos mais cotados como possíveis candidatos em 2018.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece numericamente na frente, com 55% de rejeição (não votaria "de jeito nenhum") entre os prováveis candidatos ao Planalto. Estão empatados tecnicamente com ele --a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais-- José Serra (PSDB), com 54%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 52%, e Ciro Gomes (PDT), com 52%.
Além dos quatro, o Ibope mediu a rejeição a uma eventual candidatura de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (Rede). Marina é rejeitada por 50% dos entrevistados, e Aécio, por 47%.
Lula fica à frente quando os entrevistados são perguntados em quem votariam "com certeza": 23% apontaram o ex-presidente, ante 15% de Aécio e 11% de Marina. Serra tem 8%, Alckmin tem 7%, Ciro, 4%.
A pesquisa mostra ainda um crescimento na rejeição de Lula, Aécio e Marina, nomes para os quais há dados comparativos de pesquisas feitas no ano passado.
Na pesquisa, realizada entre 17 e 21 de outubro, foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos, em 140 municípios brasileiros.
Comentários