POLÍTICA
Presidente da AL anuncia corte do ponto de deputados faltosos
Com 18 deputados faltosos não foi possível realizar votação de matérias na Assembleia Legislativa durante sessão nesta quarta-feira (11).
Publicado em 12/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:24
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) determinou o corte de ponto dos deputados que faltaram à sessão de ontem. Ao todo, 18 parlamentares deixaram de comparecer no horário regimental e isso acabou impedindo a votação de matérias.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), informou que será cobrada a presença dos parlamentares nas sessões para votar as matérias que são de interesse do povo paraibano. O deputado destacou ainda que quem faltar terá o ponto cortado.
No início do segundo semestre, o presidente da ALPB reuniu o colegiado de líderes para discutir o cronograma de atividades e uma agenda positiva para a Casa. Também ficou definida a realização de esforço concentrado para a votação de matérias em plenário.
Por duas vezes, sendo uma no mês de março e outra em setembro do ano passado, a Mesa Diretora cortou o ponto dos deputados que não compareceram à sessão e não justificaram a ausência.
PROCURADORIA
A nova sede da Procuradoria Geral e do Procon do Poder Legislativo foi inaugurada, durante evento solene, promovido na manhã de ontem. A nova estrutura favorece a ampliação dos serviços dos dois órgãos e aproxima, ainda mais, a população dos serviços disponibilizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
O evento contou com a presença do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PEN), e dos procuradores geral e o adjunto, Abelardo Jurema e João Cyrillo Neto, além dos demais integrantes do colegiado de procuradores e servidores da ALPB.
De acordo com o presidente Ricardo Marcelo, o novo equipamento favorecerá os procuradores e demais servidores, que passarão a trabalhar em uma melhor estrutura, para atender os deputados estaduais, os servidores da Casa de Epitácio Pessoa e para receber, analisar e apurar denúncias apresentadas, bem como ainda fiscalizar as relações de consumo apresentadas pelo público externo.
RIVANDO BEZERRA RECEBE HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou ontem o desembargador aposentado Rivando Bezerra Cavalcanti, com a outorga da Medalha Epitácio Pessoa, durante solenidade realizada no gabinete da Presidência da Casa de Epitácio Pessoa.
A propositura foi do ex-deputado estadual e atual senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), por meio da Resolução 659 de 21 de junho de 2000. Em sua justificativa, o parlamentar reconhece os inestimáveis serviços prestados pelo desembargador Rivando Bezerra à sociedade paraibana.
Natural do município de Bananeiras, o desembargador ocupou por duas vezes o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e também por uma vez a função de presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
CORONEL NÃO VAI À CCJ
O secretário chefe da Casa Militar, coronel Fernandes Chaves, não atendeu à convocação da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ) para prestar esclarecimentos acerca do uso de aeronaves do Estado para viagens particulares do governador Ricardo Coutinho. Ele encaminhou ofício justificando que o objeto da convocação não se enquadra entre as atribuições da CCJ.
Mesmo sem a presença do secretário, os membros da Comissão se reuniram na tarde de ontem para tratar do assunto. O líder do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), que participou da reunião, chegou a propor que a convocação fosse transformada em convite. Ele também comunga do entendimento de que a CCJ não tem poder para convocar secretário de Estado.
O deputado Gervásio Maia (PMDB) não aceitou a proposta de Hervázio de transformar a convocação em convite. Foi dele a proposta de levar para a CCJ o coronel Chaves. (Colaborou Lenilson Guedes)
Comentários