POLÍTICA
Presidente do TRT instala nova Vara do Trabalho em Campina Grande
Vara foi transferida de Monteiro para Rainha da Borborema e já começa a receber processos.
Publicado em 08/05/2017 às 18:50
O tempo de tramitação de processos nas Varas do Trabalho de Campina Grande serão reduzidos a partir desta semana. Desde esta segunda-feira (8), está funcionando, no Fórum Irineu Joffily, a 6ª Vara Trabalhista, que no dia 2 começou a receber novos processos. O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Eduardo Sergio de Almeida, fez a inauguração da unidade, acompanhado da juíza titular, Lílian Leal e do substituto, Alexandre Amaro.
De acordo com a Secretaria da Corregedoria do TRT, em 2016, a Vara do Trabalho de Monteiro recebeu uma média de 250 processos, já as 5 Varas de Campina tiveram, em 2016, uma demanda de aproximadamente 2 mil processos. A nova VT vai proporcionar maior celeridade na tramitação dos processos, já que o volume de ações a ser distribuído nas 6 unidades será reduzido.
“Esse é um momento histórico para o nosso tribunal. Com a nova unidade funcionando em Campina, vamos equacionar o trabalho dos juízes e dos servidores e oferecer aos jurisdicionados e aos advogados um processo com prazo menor de tramitação. Agradeço a colaboração da juíza Lílian nesse trabalho de transferência e reafirmo o compromisso de manter em funcionamento o posto avançado da Justiça do Trabalho em Monteiro. Nenhum jurisdicionado ou advogado da região de Monteiro terá qualquer prejuízo”, disse o presidente do TRT.
Justiça social
Na solenidade de instalação da 6ª Vara do Trabalho, a juíza titular, Lílian Leal, o substituto, Alexandre Amaro e os servidores da unidade foram saudados pela juíza diretora do Fórum Irineu Joffily, Nayara Queiroz Mota de Sousa, pelo presidente da Amatra13, juiz André Machado e pelo presidente da Astra 13, Sérgio Teixeira. Todos destacaram o perfil da juíza Lílian Leal e a alegria de receber a equipe em Campina Grande, onde o funcionamento das 5 Vts já é muito bom.
Os juízes titulares e substitutos que atuam nas outras cinco Varas do Trabalho de Campina Grande participaram da solenidade de inauguração.
Segundo a juíza Lílian Leal não há dúvida de que o número de processos julgados no Fórum Trabalhista de Campina Grande vai aumentar. “Com a nova unidade, o acesso da justiça será ampliado à população. O nosso desafio aqui será não apenas dar conta dos processos, mas falar pra sociedade de uma justiça que não representa nenhum retrocesso, que está a favor do desenvolvimento do país, mas com justiça social”.
Transferência
No mês passado, em sessão administrativa, os desembargadores do TRT decidiram pela transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande. A decisão decorreu de estudos realizados pela Comissão de Revisão de Jurisdição das Varas do Trabalho da 13ª Região (Comrejuris), que, após análises estatísticas e reuniões nas quais foram discutidos aspectos jurídicos e fáticos relvantes, concluiu por recomendar a transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande, considerando, principalmente, o relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a movimentação processual na unidade jurisdicional.
Comentários