icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Primeira impressão: quem ganha aqui na PB com Temer presidente?

Atual presidente em exerício pode mudar situação de políticos do estado, como Ricardo Coutinho e Manoel Júnior. 

Publicado em 13/05/2016 às 20:54

Desde o meio da semana, muitos perguntam quem ganha politicamente aqui na Paraíba com Michel Temer presidente? Como a política é incerta e o que é “encarnado pode ficar azul” rapidamente, num pastoril de traições, melhor não arriscar. Mas, ao menos, algumas sinalizações levantam teses.

A primeira é a de que governador Ricardo Coutinho (PSB), nesse primeiro momento, perde muito. É defensor de Dilma, já afastada, e chegou a dizer que o governo Temer não era legítimo porque não nasceu do voto popular. Mas também afirmou que vai cobrar para o Estado o que ele tem direito - nem mais nem menos. Para piorar, Dilma sai sem liberar recursos, sem autorizar os empréstimos que seriam usados em obras de infraestrutura. São mais de R$ 1 bi.

Mas RC ainda tem uma ponte com o novo governo, o senador peemedebista José Maranhão, que ainda é aliado de Coutinho. Vale lembrar que governador não é muito de esperar que alguém estenda a mão. Enfia a cara. Deve fazer isso com os novos ministros e com o presidente em exercício, sem cerimônias. Não colocará em risco seu governo por amarras políticas. Aliás, vai cobrar com mais força e já sabe em quem colocar a culpa se não conseguir o que precisa.

Manoel pode ganhar
A primeira impressão é que o deputado federal Manoel Júnior, do PMDB, ganha força. Ele é aliado de Temer, que veio a JP participar de um evento para confirmação de sua pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Há quem tenha dúvidas de que a mudança ajude Manoel, mas é bom esperar. Ele está perto e tem pensamentos bem convergentes. Contra Manoel pesa, mesmo, a citação de seu nome na Lava Jato e relação com Eduardo Cunha. Adversários não vão perdoar na campanha.

PSDB de Romero
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), tem tudo para se dar bem. O partido dele agora é governo e o melhor: tem o Ministério das Cidades. Uma das pastas mais importantes. Com muito dinheiro para liberar. Romero nunca teve uma relação difícil com a gestão Dilma. Tinha uma boa interlocução com os ministérios. Mas agora a ligação fica mais estreita.

O novo ministro das Cidades é Bruno Araújo, do PSDB, de PE. Esta semana, o prefeito, em entrevista à imprensa, falou sobre isso e lembrou que tem uma boa relação com Bruno. Foi contemporâneo de Romero na CF, quando o paraibano era deputado. O prefeito se lembrou de obras importantes que precisam de repasses do governo federal como complexo habitacional Aluízio Campos, com mais de 4 mil casas. Além da alça Leste e da duplicação da Avenida Argemiro de Figueiredo. Esta última, quase concluída.

A relação não significa fácil liberação de dinheiro. Mas pode ser uma boa mão amiga na hora de destravar com apenas uma canetada. Lembrando que a situação do país não é boa e com o contingenciamento de recursos, essa mudança também pode dar em nada. Mas não custa nada ter esperança.

Cartaxo por tabela
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também pode ganhar por tabela. O partido dele, o PSD, continua com um ministério: Tecnologia, Inovações e Comunicações. O escolhido foi Gilberto Kassab, ex-ministro de Dilma, que está na lista dos traidores de última hora. Ele é muito ligado ao deputado Rômulo Gouveia e, consequentemente. Cartaxo, que assumiu a liderança da legenda e tem acesso fácil.

Só conversa
Por enquanto, tudo é especulação. Nem os agentes públicos sabem do tamanho do benefício que o novo governo pode trazer. A gente sabe que políticos paraibanos têm mania de chegar aqui e dizer que têm influência, são cotados para isso, aquilo; voltam de Brasília com “peito cheio de ar”, mas resultado que é bom, nada.

São João sem fartura
A gestão estadual e muitas prefeituras ainda estão fazendo as contas para saber como vão pagar a primeira parte do décimo terceiro, agora, no meio do ano. Arrisco dizer que muitos não conseguirão.

Liberando a vice
Nos bastidores, já circula fortemente a informação que o PSDB já fechou questão o PSD, em João Pessoa, e vai apoiar o prefeito Luciano Cartaxo. Os tucanos estariam até dispostos a liberar a vice para o PMDB, se Cartaxo conseguir atrair o senador José Maranhão.

Único elo
Está todo mundo de olho em 2018. Um enlace bem feito, agora, garante o futuro. No caso desta jogada, com um objetivo claro: isolar o governador Ricardo Coutinho. Vale lembrar que Coutinho só tem ligação- não brigou- com um único político de grande capital eleitoral no Estado, José Maranhão. E ele pode ser a âncora de 2018.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp