POLÍTICA
PSB anuncia filiação de Joaquim Barbosa
Barbosa teria se filiado para iniciar a discussão, dentro do partido, de uma possível candidatura à Presidência da República.
Publicado em 07/04/2018 às 12:38 | Atualizado em 07/04/2018 às 13:58
O ex-presidente e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se filiou à legenda na noite desta sexta-feira (6), em São Paulo, anunciou o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
De acordo com o PSB, Barbosa se filiou para iniciar a discussão, dentro do partido, de uma possível candidatura à Presidência da República. O PSB vai definir em julho, durante convenção, se terá ou não candidato próprio ao Palácio do Planalto.
Segundo a assessoria do PSB, Barbosa deve começar a viajar pelo país, e o partido espera que o nome dele passe a constar das pesquisas de intenção de voto.
Trajetória
Ministro do STF de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470.
Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao Supremo, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal.
Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos de 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.
Comentários