POLÍTICA
PSB articula base para disputa da prefeitura de João Pessoa
Partido tem hoje o apoio de pelo menos 11 legendas e trabalha para ampliar alianças visando o pleito do ano que vem.
Publicado em 23/09/2015 às 8:22
Cada vez mais a tese de candidatura própria do PSB ganha mais força em João Pessoa. As articulações que visam fortalecer o partido para a disputa saíram dos bastidores e já são discutidas abertamente, inclusive na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Hoje, o partido soma o apoio de pelo menos onze legendas no Estado e pretende ampliar esse número. O mais cotado para disputar as eleições na capital é o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, João Azevedo.
A pretensão do governador Ricardo Coutinho (PSB) é atrair para o âmbito municipal as alianças consolidadas no cenário estadual. O apoio do PMDB é um dos mais cobiçados pelo gestor. Com base nisso, a recente nomeação do deputado estadual Trócolli Júnior para a Secretaria de Articulação Política pode ser uma tentativa do governador para unificar o PMDB em torno da candidatura de seu partido na capital.
A política de alianças adotada pelo PSB tende a isolar o deputado federal Manoel Júnior no PMDB e pode minar sua possível candidatura. O peemedebista chegou a anunciar o apoio do PR, que foi negado pela direção da sigla. O partido sinaliza para o apoio ao projeto do PSB. Trócolli Júnior preferiu não falar sobre a disputa do próximo ano, mas quando questionado sobre seu papel na formação de alianças para as eleições municipais, ressaltou que irá trabalhar para o governo.
Na avaliação de Trócolli, seria prematura qualquer avaliação sobre candidaturas faltando mais de um ano para o processo eleitoral. Porém, ele frisou que a candidatura de Manoel Júnior será analisada no próximo ano e caso não se mostre possível, irá defender que o PMDB apoie o candidato lançado pelo PSB. No caso do PT, alguns socialistas já dão como certo o apoio do partido para 2016 em João Pessoa. Ontem, o PSB de João Pessoa se reuniu para discutir o cenário político após a saída do prefeito Luciano Cartaxo do PT e realiza uma plenária hoje.
Bem mais otimista, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), aposta em alianças com o PT e PMDB em torno da candidatura socialista. Para ele, o cenário político de hoje é totalmente favorável ao PSB, o que mostra uma possibilidade concreta de uma candidatura do PSB. “Há essa possibilidade concreta de termos a candidatura do PSB com apoio do PMDB e do PT e chegarmos à vitória tranquilamente na capital”, avaliou Galdino.
O presidente do PR na capital, deputado Caio Roberto, não esperou 2016 para anunciar que fica com o PSB na disputa municipal. Os dirigentes do partido optaram por discutir com o PSB a formalização de alianças para as eleições municipais, que não devem ser formalizadas em todos os municípios do Estado. Caio Roberto descartou qualquer tipo de apoio à pré-candidatura de Manoel Júnior.
Comentários