POLÍTICA
PSDB anuncia filiação de Ciro Gomes no Ceará e anima tucanos na Paraíba
Ex-ministro deixou o PDT e deve oficializar a entrada no PSDB nos próximos dias, movimento que motiva tucanos na Paraíba.
Publicado em 18/10/2025 às 19:41

O anúncio feito pela direção do PSDB no Ceará, de que o partido deve filiar o ex-ministro Ciro Gomes nos próximos dias, animou filiados da sigla em todo o Brasil, inclusive na Paraíba. A legenda, que vem perdendo capilaridade nacional, pode ganhar um novo ‘fôlego’ com a chegada de Gomes.
Ciro solicitou na sexta-feira (17) sua desfiliação do PDT, legenda a qual era filiado desde 2015, por discordar dos posicionamentos do partido para as eleições de 2026. Ele é cotado para disputar o Governo do Ceará, mas tem liderança de alcance nacional, o que pode contribuir para reposicionar o partido no cenário político.
Em João Pessoa, o presidente municipal da sigla, Luiz Rodrigues Neto, celebrou a filiação de Ciro Gomes. “Sua chegada simboliza o início de um movimento de renovação dos quadros do PSDB, que deve ganhar ainda mais impulso com o retorno de Aécio Neves à presidência do partido ainda este ano”, disse.
Segundo Neto, o fortalecimento do partido no âmbito estadual também deve passar por novas filiações e pela formação de nominatas para 2026. O partido, no entanto, pode sofrer baixas importantes, com possíveis desfiliações de deputados estaduais, a exemplos de Tovar Correia Lima e de Camila Toscano.
Na Paraíba, o PSDB é comandado pelo deputado estadual Fábio Ramalho, que busca fortalecer a sigla em meio à perda de protagonismo nas últimas eleições, dentro de um contexto nacional.
“O PSDB segue firme, na Paraíba, onde sempre esteve: no campo das oposições, com as portas abertas para todos que queiram somar a esse projeto”, disse Neto.
A filiação de Ciro ao PSDB foi anunciada pelo presidente do partido no Ceará, Ozires Pontes, mas ainda não há uma data divulgada para a oficialização do ato.
Comentários