POLÍTICA
PSOL, PCB e PSTU criam frente de oposição na PB
Legendas lançaram manifesto convocando partidos de esquerda e movimentos sociais para debater as bases programáticas para a Paraíba.
Publicado em 02/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:31
Os partidos de esquerda PSOL, PSTU e PCB decidiram formar uma frente de oposição para disputar as eleições ao governo da Paraíba. Os representantes dessas agremiações se reuniram ontem em João Pessoa e lançaram um manifesto intitulado 'Por Uma Frente de Oposição da Esquerda Socialista'. O documento convoca partidos de esquerda, personalidades e movimentos sociais para debater as bases programáticas para a Paraíba e para compor a Frente de Esquerda.
Um novo evento está programado para acontecer no dia 10 de maio, às 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O manifesto foi lançado durante entrevista coletiva realizada na sede do PSTU, na qual estiveram presentes dois pré-candidatos ao governo da Paraíba, Tárcio Teixeira (PSOL) e Antonio Radical (PSTU), e o pré-candidato ao Senado pelo PSOL, Nelson Júnior. Até o final do mês os esquerdistas vão definir qual o melhor nome para disputar o governo do Estado.
O documento ataca os grupos conservadores que há décadas governam a Paraíba. “Nessas eleições, esses grupos estarão representados por candidaturas que em nada mudam a forma de governar a Paraíba. O governo Ricardo Coutinho, repetindo os governos anteriores, segue o caminho de favorecer determinados setores econômicos, sem dialogar com os sindicatos e os movimentos sociais”.
O PSDB, que decidiu romper com o governador Ricardo Coutinho, também foi alvo de críticas no manifesto. “O PSDB foi um aliado de primeira hora de Ricardo Coutinho durante toda a gestão, rompendo com esse governo às vésperas do processo eleitoral. Dessa forma, os tucanos não só aplaudiram todos os ataques aos serviços e servidores públicos estaduais, mas operaram toda uma política da gestão do governador Ricardo Coutinho”.
A Frente de Esquerda se apresenta como a única alternativa para as eleições de 2014 capaz de apresentar um projeto novo, que corresponda aos interesses da classe trabalhadora. “Por isso propomos a construção de uma frente de oposição da esquerda socialista na Paraíba que unifique todas as organizações e movimentos sociais que lutam contra as nefastas consequências do modo de produção capitalista na vida do povo”, destaca o manifesto.
Comentários