POLÍTICA
PT da PB veta aliança com partidos que votaram pelo impeachment
Executiva estadual desautorizou coligações com 10 partidos contrários a Dilma.
Publicado em 19/07/2016 às 9:00
A executiva estadual do PT resolveu desautorizar os diretórios municipais do partido a realizar alianças com partidos que votaram favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A resolução política, aprovada na noite desta segunda-feira (18), veta a formação de coligações com o PSDB, DEM, PPS, SD, PMDB, PP, PTB, PSC, PSD e PRB nas eleições 2016.
O PT estadual também orientou os diretórios municipais e comissões provisórias a buscar apoios e alianças dentro do campo programático que prioriza os partidos do chamado Campo Democrático e Popular (PDT, PSB, PC do B), bem como os que não apoiaram o “golpe”.
A presidente estadual do PT, Giucélia Figueiredo, disse que “o partido não irá admitir que Diretórios ou Comissões Provisórias estejam construindo alianças com os partidos que apoiaram o Golpe em curso contra a Democracia brasileira”.
[LEIA TAMBÉM]- A tardia guinada à esquerda do Partido dos Trabalhadores
A decisão atinge em cheio pelo menos 10 alianças que seriam formadas pelo PT com o PSDB, DEM, PPS e SD: Areial, Camalaú, Conceição, Piancó, Riachão do Poço, São Bento, São Mamede, São Sebastião do Umbuzeiro, Juarez Távora e Riachão do Bacamarte; além de outras 13 possíveis alianças com o PMDB: Alhandra, Capim, Carrapateira, Cabedelo, Lagoa Seca, Gurinhém, Livramento, Pedras de Fogo, Pilõeszinho, São José dos Ramos, Passagem, Sousa e Teixeira. Neste caso ficou decidido que o apoio do PT a candidatos do PMDB ainda podem ser analisados pela Executiva Estadual.
Também buscar evitar associações com outros partidos liderados por deputados que votaram a favor do impeachment, como PP de Aguinaldo Ribeiro, do PTB de Roberto Jeferson e Wilson Santiago Filho, do PSC de Jair Bolsonaro e da Família Gadelha, do PSD de Gilberto Kassab e Luciano Cartaxo e do PRB de Celso Russomano e do Pastor Jutaí.
Para Jackson Macêdo, secretário estadual de Organização, esse é um momento histórico: “O PT da Paraíba faz história ao aprovar uma Resolução que prova que os partidos precisam assumir o seu caráter nacional”.
O deputado estadual Anísio Maia, membro da Executiva Estadual, revelou que agora será possível saber quem são os verdadeiros petistas. “Aqueles que estiverem no PT sem compromisso programático e ideológico fiquem à vontade para sair”, afirmou.
De acordo com a Resolução, os Diretórios Municipais ou Comissões Provisórias que não seguirem as determinações colocadas no documento poderão sofrer sanções previstas no Estatuto e Regulamentos do partido.
Leia a Resolução na íntegra:
RESOLUÇÃO POLÍTICA DO PT DA PARAÍBA
A estratégia é construir a melhor tática para o partido nas eleições 2016 em cada cidade, sintonizado com a atual conjuntura política nacional e com as deliberações de nossas instâncias superiores.
O Diretório Estadual do PT da PB, reunido em 11 de Junho do corrente ano, encaminhou a esta Executiva Estadual a análise final do quadro político-eleitoral dos municípios e a construção da melhor tática para o partido nas eleições 2016 em cada cidade, sintonizado com a atual conjuntura política nacional e com as deliberações de nossas instâncias superiores;
O Diretório Estadual do PT da PB determinou, também a não realização de alianças nos municípios de nosso Estado com PSDB, DEM, PPS e Solidariedade nas eleições 2016;
Ainda, que o apoio do PT a candidatos do PMDB deverão ser analisados por esta Executiva Estadual;
DESTA FORMA A EXECUTIVA ESTADUAL do PT PB, REUNIDA NESTA DATA, RESOLVE:
1 – DESAUTORIZAR previamente o provável apoio do PT as candidaturas do PSDB, DEM, PPS E SD nas seguintes cidades: AREIAL, CAMALAÚ, CONCEIÇÃO, PIANCÓ, RIACHÃO DO POÇO, SÃO BENTO, SÃO MAMEDE, SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO, JUAREZ TAVORA e RIACHÃO DO BACAMARTE e em qualquer outro Diretório ou Comissão provisória que por ventura esteja construindo tal aliança;
2 – Da mesma forma, DESAUTORIZAR previamente o provável apoio do PT as candidaturas do PMDB nas seguintes cidades: ALHANDRA, CAPIM, CARRAPATEIRA, CABEDELO, LAGOA SECA, GURINHÉM, LIVRAMENTO, PEDRAS DE FOGO, PILÕESZINHO, SÃO JOSÉ DOS RAMOS, PASSAGEM, SOUSA e TEIXEIRA e em qualquer outro Diretório ou Comissão provisória que também, por ventura, esteja construindo tal aliança;
3 – Ainda, DESAUTORIZAR previamente o provável apoio do PT a candidatos dos partidos signatários ao golpe em curso contra a democracia brasileira. O PT não apoiará candidatos a Prefeito do PP de Aguinaldo Ribeiro, do PTB de Roberto Jeferson e Wilson Santiago Filho, do PSC de Jair Bolsonaro e da Família Gadelha, do PSD de Gilberto Kassab e Luciano Cartaxo e do PRB de Celso Russomano e do Pastor Jutaí;
4 - ORIENTAR que estes Diretórios e Comissões Provisórias busquem construir através dos Encontros Municipais com os filiados, apoios e alianças dentro do nosso campo programático que prioriza os partidos do chamado Campo Democrático e Popular (PDT, PSB, PC do B), bem como os que não apoiaram o Golpe contra a Presidenta Dilma Roussef;
5 – O não cumprimento desta determinação por parte das instâncias municipais implicará nas sanções previstas em nosso Estatuto e Regulamentos do partido.
João Pessoa, 18 de Julho de 2016
EXECUTIVA ESTADUAL DO PT PB
Comentários