POLÍTICA
PT fecha aliança com PPS em João Pessoa
Aliança com o PPS em João Pessoa foi autorizada pela Executiva Nacional do PT durante uma reunião realizada em Brasília.
Publicado em 26/06/2012 às 6:00
O PT e o PPS firmaram aliança e vão marchar juntos nas eleições de João Pessoa. A união foi costurada em duas reuniões realizadas ontem: uma em Brasília (PT) e outra em João Pessoa (PPS). Com o acordo, o jornalista Nonato Bandeira (PPS) retirou sua pré-candidatura à prefeitura e tudo indica que será confirmado como vice-prefeito na chapa do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). O próprio Nonato Bandeira, contudo, ontem mesmo já adiantou que seu nome foi indicado e acatado para a vice. Luciano Cartaxo, por outro lado, prefere conversar logo com os demais partidos aliados: PP e PRB.
O anúncio oficial da chapa deve ser feito hoje após uma reunião entre os partidos aliados da base petista.
A aliança com o PPS em João Pessoa foi autorizada pela Executiva Nacional do PT durante uma reunião realizada ontem, em Brasília. A união precisou do aval da instância nacional porque uma resolução do PT, aprovada durante congresso do partido em setembro, proíbe a formação de chapas com PSDB, DEM e PPS, que são os partidos da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A exceção para possibilidade de formação de coligação em João Pessoa foi aprovada por unanimidade.
“Uma coisa é a conjuntura do ano passado, onde havia uma resolução do congresso que tratava de tática eleitoral, outra coisa é agora. Não existe mais obstáculo, não existe mais a resolução”, disse Luciano Cartaxo.
Logo após a decisão do PT em Brasília, a Executiva do PPS se reuniu em João Pessoa e decidiu firmar a aliança. “Por decisão da executiva e dos pré-candidatos a vereadores, resolvemos aceitar a proposta de aliança com o PT”, disse Bandeira.
Segundo ele, a decisão foi tomada por seis votos contra dois, derrubando a tese defendida pelo presidente municipal da legenda, Fábio Carneiro, que queria o partido apoiando a jornalista Estelizabel Bezerra (PSB). Bandeira disse que o PT deve ter mais adesões. “Outros partidos virão para essa coligação que é uma aliança muito forte, uma chapa moderna”, garantiu.
COLETIVA
A expectativa de Cartaxo e Bandeira, agora, é pelo possível apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido). Ele convocou uma coletiva para a manhã de hoje na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan-PB), para anunciar seu "posicionamento político", e tudo indica que ele seja favorável à chapa PT/PPS. “Eu não quero me antecipar, vamos esperar o anúncio do prefeito”, ponderou Bandeira.
Comentários