POLÍTICA
PT indica Giucélia Figueiredo e Rodrigo Soares para o governo
Comissão de interlocução com o governador deverá se reunir, nesta quinta, para apresentar os nomes que foram definidos durante a reunião dos petistas.
Publicado em 26/02/2009 às 9:06
Da Redação
Com Adja Brito, do Jornal da Paraíba
A Executiva Estadual do PT definiu, na noite desta quarta-feira (25), nomes para compor o 1º escalão do governo José Maranhão (PMDB). A comissão de interlocução com o governador deverá se reunir, nesta quinta, para apresentar os nomes que foram definidos durante a reunião dos petistas.
Depois de três horas de discussões, a Executiva do partido aprovou, por 10 a 4, os nomes do professor universitário Rodrigo Freire e da engenheira Giucélia Figueiredo. Dois membros da executiva se abstiveram de votar e um faltou. As secretarias pretendidas pelo PT são: Desenvolvimento Humano ou Ciência e Tecnologia, com a indicação do nome do professor Rodrigo Freire; e Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, com a indicação da engenheira Guicélia Figueiredo.
No início das conversas, o PT ainda pretendia, além das três secretarias citadas acima, que fosse criada a Secretaria das Cidades, para administrar as verbas do PAC e que seria administrada por Luciano Cartaxo. A tese acabou não vingando.
O vice-governador Luciano Cartaxo defendeu a unidade do partido e lembrou que o PT é governo, com o cargo importante, que a vice-governadoria. “Passamos por uma eleição e agora é hora de aprofundar as mudanças e unir nossa ideologia em torno de uma política de desenvolvimento para a Paraíba. O PT no Estado vive um momento histórico. Temos mais que fortalecer a legenda, que não é de aluguel”, comentou o vice-governador.
Luciano Cartaxo ainda comentou da dificuldade de governar. “Temos um ano e dez meses de governo e vamos trabalhar com um orçamento que foi construído pelo governo que foi cassado. Precisamos ter o apoio da base aliada, que esteve junto com a gente em 2006, com a ‘Coligação Paraíba de Futuro’ (PMDB, PT, PRB, PSB e PC do B). O apoio e a ajuda destes partidos serão primordiais. Juntos vamos imprimir um novo modelo de governar e colocar a Paraíba no rumo do desenvolvimento”, disse Luciano Cartaxo.
O vice-governador petista desmentiu que o PT esteja sem espaço no governo. “Ao contrário do que se propaga por aí, estamos participando da agenda positiva do governo. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é do PT, revelou total apoio ao novo governo que se instala na Paraíba. Não há porque ficar pensando em pormenores, se o nosso projeto maior é governar para o povo paraibano. O PT está representado no governo e temos, com certeza, a unidade da base aliada”, enfatizou o petista.
Após a reunião da Executiva, o deputado federal Luiz Couto, que havia proposto o nome do professor Carlos Alberto, se reuniu com o suplente de vereador de João Pessoa, Jorge Camilo, e com o secretário da Transparência Pública de João Pessoa, Antonio Barbosa, e mais três assessores. Luiz Couto afirmou que agora é lutar para fortalecer o partido. O deputado disse ainda que vai pedir atenção especial ao combate à violência e ao desemprego.
Vários petistas defendem que a legenda precisa ter mais autonomia. Há pesquisas de opinião pública que o partido se confirma como o preferido do eleitorado brasileiro. Para estes petistas, a legenda deve se preparar para a disputa das eleições gerais de 2010, que vai escolher presidente da República e vice, 27 governadores e vices, a totalidade dos 513 deputados da Câmara, 36 deputados estaduais e para o Senado Federal.
Comentários