POLÍTICA
'QG' eleitoral vai reprimir crimes
Objetivo principal dos Centros é possibilitar repressão imediata a crimes eleitorais e de outra natureza durante as eleições.
Publicado em 12/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:42
Na Paraíba, as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos terão Centros de Comando e Controle (CCC) durante as eleições deste ano. Os locais devem integrar em um mesmo espaço físico representantes da Polícia Civil, incluindo Instituto de Polícia Científica, Militar, Corpo de Bombeiros, Justiça Eleitoral e ainda Polícias Federal e Rodoviária Federal.
O objetivo principal é possibilitar a repressão imediata a crimes eleitorais e de outra natureza durante o período de votação.
Esta é a segunda vez que os Centros irão funcionar no Estado. Em 2012, a iniciativa pioneira da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), garantiu uma eleição sem ocorrências graves.
Na quinta-feira passada, o secretário executivo da Seds, Jean Nunes, participou de uma reunião no TRE, com o juiz da 64ª Zona Eleitoral, Ricardo da Costa Freitas, na qual foram definidos os primeiros pontos acerca do funcionamento da estrutura em João Pessoa.
Segundo ele, em eleições passadas, os órgãos da Segurança Pública atuavam de maneira isolada, o que dificultava o trabalho da Justiça Eleitoral.
“O CCC de João Pessoa provavelmente será instalado no Cartório Eleitoral. Com essa dinâmica, o juiz poderá encaminhar diretamente as demandas aos órgãos competentes, agilizando a gestão do pleito e a tomada de decisões. Teremos uma coordenação colegiada”, acrescentou.
Conforme o secretário Jean Nunes, outras reuniões no interior do Estado serão realizadas para definir a estrutura dos outros dois Centros.
Nas eleições deste ano, a Seds também vai atuar por meio do 197 – Disque Denúncia da pasta. Ligando para o número, qualquer cidadão poderá comunicar à Polícia Civil a prática de crimes eleitorais.
O serviço funciona 24h por dia, durante toda a semana. A ligação é gratuita.
Comentários