POLÍTICA
Ruy vai com Queiroga no 2⁰ turno e firma compromissos em carta
Anúncio foi feito em coletiva à imprensa com a participação de parlamentar e do ex-ministro
Publicado em 08/10/2024 às 15:32 | Atualizado em 09/10/2024 às 7:14
Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) anunciou, na tarde desta terça-feira (8), seu apoio ao candidato do PL, Marcelo Queiroga, no segundo turno das eleições municipais. A candidata a vice, Amanda CSI (MDB), também apoiou o médico cardiologista.
O acordo aconteceu com base na incorporação, no plano de governo de Queiroga, de propostas apresentadas por Ruy durante o primeiro turno das Eleições.
As propostas incorporadas por Queiroga abrangem as áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. Os dois têm posicionamentos semelhantes nessas áreas.
Ao anunciar o apoio, Ruy afirmou que o movimento político está sendo firmado através de uma carta compromisso. Segundo ele, em nome das circunstâncias, também faria essa sinalização para candidaturas alinhadas ao espectro da esquerda que eventualmente tivessem chegado ao segundo turno.
Queiroga e Ruy chegaram a demonstrar afinidade política ainda no primeiro turno. Em debates eleitorais, eles concordaram em alguns pontos e se uniram em críticas à gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, embora na reta final do pleito tenham entrado em alguns atritos.
No anúncio, Ruy também citou investigações da Polícia Federal que ligam agentes públicos, ligados à gestão municipal, ao aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.
"Qualquer que fosse o candidato, de qualquer legenda, do PL ao PT, teria o nosso apoio, desde que assumisse os compromissos que defendemos aqui", afirmou.
Ruy Carneiro terminou o primeiro tuno com 69.712 votos, o que corresponde a 16,71% da votação, enquanto Marcelo Queiroga ficou com 90.840 votos, 21,77%. O desafio, agora, será trabalhar por uma transferência de votos entre os dois nomes.
Com o apoio de Ruy, a expectativa de aliados de Queiroga é que outros partidos da aliança do deputado no primeiro turno também possam apoiar o candidato do PL, a exemplos do União Brasil, do senador Efraim Filho, e do PSDB, do ex-deputado Pedro Cunha Lima.
No 1º turno, Cicero Lucena conquistou 205.122 votos, 49,16% dos votos válidos. O prefeito deve receber, nos próximos dias, o apoio de lideranças do PT.
Leia a seguir a carta compromisso divulgada por Ruy Carneiro ao anunciar apoio a Marcelo Queiroga.
ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE JOÃO PESSOA
CARTA COMPROMISSO COM O FUTURO
Aos cidadãos e cidadãs de João Pessoa.
O momento vivido pela população de nossa cidade exige de cada um de nós uma reflexão, um posicionamento e muita responsabilidade neste segundo turno da eleição para prefeito de João Pessoa.
Com o coração pleno de gratidão pelo apoio e pelos votos que recebemos do povo da nossa capital, não poderíamos nos omitir na disputa que se inicia agora, sobretudo pelos problemas vividos no dia a dia da nossa cidade, mas principalmente pelo claro envolvimento da atual administração e de instituições públicas municipais com o crime organizado, conforme tem sido constatado nas investigações da Polícia Federal.
Portanto, queremos comunicar formalmente o nosso apoio à candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga, junto com o seu vice, Sérgio Queiroz, à Prefeitura de João Pessoa.
Em respeito aos nossos eleitores e apoiadores, informamos que não se trata apenas do nosso apoio à candidatura deles. Qualquer que fosse o candidato, de qualquer legenda, do PL ao PT, teria o nosso apoio, desde que assumisse os compromissos que defendemos aqui. Esta nossa decisão não é sobre apoio partidário nem é sobre aliança. É sobre defender a nossa cidade. Não devemos jamais permitir que João Pessoa continue a ter a prefeitura dominada pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas.
Por isso, firmamos aqui o nosso apoio com base nos seguintes compromissos que Queiroga e Queiroz assumem conosco e sobretudo com João Pessoa:
1. Promover uma gestão verdadeiramente voltada a todos os cidadãos e cidadãs pessoenses, independentemente de cores partidárias e posições ideológicas, principalmente as comunidades mais desfavorecidas da periferia.
2. Promover uma gestão transparente, ética e comprometida com o combate ao crime organizado.
3. Intervir no sistema de ônibus para congelar as passagens, garantir veículos novos, de acordo com o contrato, a reabertura das linhas fechadas, fazer uma integração de verdade e implantar o sistema complementar e circular de ônibus que denominamos de Caroninha.
4. Implantar programa de contratação de 120 médicos, fazer a construção de duas upas e a abertura dos postos de saúde e policlínicas no horário noturno, além de fazer funcionar um sistema de regulação transparente.
5. Abrir creches com horário noturno, implantar programa com a abertura das escolas nos finais de semana para oferta de atividades esportivas, culturais e de lazer nos bairros e comunidades da nossa cidade.
Comentários