icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Raimundo Lira abre mão de disputar reeleição ao Senado

Parlamentar admitiu dificuldades para manter pré-candidatura.

Publicado em 18/06/2018 às 11:13 | Atualizado em 19/06/2018 às 10:01


                                        
                                            Raimundo Lira abre mão de disputar reeleição ao Senado
Foto: divulgação/Agência Senado

O senador Raimundo Lira (PSD) confirmou nesta segunda-feira (18) que não vai mais concorrer à reeleição ao Senado Federal, nas eleições deste ano. Em carta direcionada aos eleitores da Paraíba, o parlamentar admitiu dificuldades para enfrentar o pleito e justificou a saída da disputa política. "Informo às Paraibanas e Paraibanos que, de forma definitiva, estou abrindo mão da minha atual condição de pré-candidato ao Senado Federal", declarou.

Raimundo Lira colocou na conta para a desistência à pré-candidatura o falecimento do presidente estadual do PSD, deputado federal Rômulo Gouveia, em maio deste ano, o que teria aumentado ainda mais a dificuldade para capitanear a sua campanha. A ex-deputada Eva Gouveia (PSD), que assumiu a presidência estadual do partido e havia anunciado sua pré-candidatura à Câmara Federal, acabou também desistindo da disputa por dificuldade de manter as bases eleitorais deixadas pelo esposo.

Em nota, Eva Gouveia afirmou que recebeu com muita tristeza a desistência do Senador Raimundo Lira em disputar as eleições deste ano. "O nome do Senador Lira reúne a experiência, a ética e uma visão empreendedora e municipalista que muito tem contribuído com as necessidades mais emergentes da nossa Paraíba. A chegada do Senador Lira ao PSD nos encheu de alegria", disse, apesar de respeitar e entender a sua decisão.

Eva Gouveia agradeceu, ainda, "os reiterados gestos de apoio e solidariedade recebidas do Senador e de sua família, na partida de Rômulo, em nossa chegada à Presidência do partido e em nosso afastamento temporário na disputa das eleições" e disse que o  PSD deverá se reunir, com a presença do Senador Lira, do Deputado Manoel Ludgério, de nossos Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores e Lideranças Politicas para avaliar a posição do partido após a decisão do Senador.

Pedido familiar

O senador Raimundo Lira também revelou que a desistência da pré-candidatura seria um desejo da família. "Uma profunda reflexão a respeito dos constantes e continuados apelos da minha família, sempre no sentido de abandonar a atividade política, atualmente objeto de grande desgaste junto à opinião pública na Paraíba e igualmente no Brasil. Pesou, sobretudo, a vontade contida da minha querida companheira e esposa Gitana", afirmou.

Há vários dias, os aliados do parlamentar já vislumbravam a possibilidade de o senador deixar a disputa. Os sinais de que isso ocorreria vieram do arrefecimento da campanha. 

Fortes concorrentes

Além do desgaste público, Lira, que ascendeu a qualidade de senador quando Vital do Rego deixou o cargo para assumir como ministro do Tribunal de Contas da União, deveria encontra muita dificuldades no pleito de 2018. Além do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que também pretende disputar à reeleição, Lira teria que se confrontar com outras pré-candidaturas de peso, como a do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC).

Ex-colega de MDB, Manoel Junior deve assegurar o apoio do ex-governador José Lacerda Neto (PSD) e da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), ambos do partido de Lira. Os dois correligionários foram liberados por Eva Gouveia para se aliar com o senador José Maranhão (MDB), que vai disputar ao governo do estado.

Além destes dois pré-candidatos ao Senado da mesma base da oposição ao governo, estão no páreo por uma vaga no Senado o deputado federal Veneziano Vital do Rego (PSB) e a deputada Daniella Ribeiro (PP).

Confira a carta:

DECLARAÇÃO ÀS PARAIBANAS E PARAIBANOS

CONSIDERAÇÕES:

         O prematuro e surpreendente falecimento do meu querido amigo, o Deputado Rômulo Gouveia, cuja vida foi inteiramente dedicada à atividade política, sempre servindo às pessoas, a Campina Grande e ao nosso Estado, me fez parar neste momento de dor e sofrimento, e entender que deveria fazer uma reflexão. Uma profunda reflexão a respeito dos constantes e continuados apelos da minha família, sempre no sentido de abandonar a atividade política, atualmente objeto de grande desgaste junto à opinião pública na Paraíba e igualmente no Brasil. Pesou, sobretudo, a vontade contida da minha querida companheira e esposa Gitana.

DECISÃO:

         Informo às Paraibanas e Paraibanos que, de forma definitiva, estou abrindo mão da minha atual condição de pré-candidato ao Senado Federal.

AGRADECIMENTOS:

         Agradeço, com o mais sincero sentimento do meu coração, à minha Mulher, Filhos e Familiares, a todas as Paraibanas e aos Paraibanos que manifestaram apoio ao meu trabalho como Congressista, a todos os Agentes Políticos, especialmente aos mais de cem Prefeitos e Prefeitas que me prestaram apoio, aos meus amigos Deputados, que comigo conviveram e desbravaram os caminhos árduos da labuta política, à Imprensa Paraibana, predominante profissional e honesta, e, por fim, aos meus colaboradores e assessores, dedicados, esforçados e corretos.

Brasília, 18 de junho de 2018.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp