POLÍTICA
Redução do número de cadeiras na AL preocupa deputados
Paraíba poderá perder seis deputados na Assembleia e dois na Câmara Federal.
Publicado em 13/03/2013 às 11:37
Os deputados estaduais da Paraíba demonstraram preocupação nesta quarta-feira (13) com a possibilidade da redução do número de cadeiras na Assembleia Legislativa e na bancada da Câmara Federal. Para os parlamentares, se isso vier a ser confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral será prejudicial para o Estado.
A possível redução do número de parlamentares está sendo analisada no TSE e além da Paraíba pode afetar Alagoas, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Piauí. No caso da Assembleia da Paraíba os atuais 36 deputados passariam para 30 e na Câmara a bancada que é formada por 12 parlamentares iria para 10.
Vários deputados estaduais falaram sobre o assunto nesta quarta e todos disseram ser contra a mudança. “Toda a sinalização para reduzir a representação não é boa para estado. Nesse caso não estamos falando em repercussão financeira, mas em repercussão representativa”, afirmou o deputado Raniery Paulino (PMDB).
Para Vituriano de Abreu (PSC) essa possível diminuição na quantidade de parlamentares de vários estados não é necessária. “Se vai reduzir para economizar, que reduza o repasse feito ao Legislativo, mas isso não acontece”, declarou o deputado. Já José Aldemir (PEN) acha que a redução faz parte de uma disputa entre regiões."Isso é parte da guerra Sudeste e Sul contra Nordeste e Norte. Nós não podemos perder representatividade", destacou.
De acordo com Anísio Maia (PT) , é fundamental que a bancada federal entre no debate para evitar que haja a redução, pois a queda de parlamentares no Congresso seria mais prejudicial . “Isso é muito ruim, vamos ver como teremos que enfrentar. Fico com medo que a bancada se anule e não entre nessa discussão”, pontuou.
Na terça-feira (12) deputados estaduais e federais dos estados que poderão perder parlamentares se reuniram com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Nancy Andrighi, para discutir a questão. O presidente da Assembleia da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN), participou do encontro.
Comentários