POLÍTICA
Redução do prazo da biometria provoca filas no Cartório eleitoral de João Pessoa
TRE diz que quem não se recadastrar até 30 de novembro terá o título cancelado.
Publicado em 16/10/2017 às 13:32 | Atualizado em 27/11/2017 às 12:32
A decisão do Tribunal de Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) de antecipar o fim do cadastramento eleitoral biométrico para o próximo dia 30 de novembro tem provocado longas filas na calçada da Central de Atendimento ao Eleitor de João Pessoa (Cenatel). Mesmo com os portões do cartório eleitoral abertos apenas às 12h (horário local), às 7h desta segunda-feira (16) já tinha eleitor formando fila à espera por atendimento.
É o caso de Cléscio Figueiredo Lopes, 19 anos, que foi o primeiro da fila, na manhã desta segunda-feira, para emitir o primeiro título eleitoral. “Preciso do título de eleitor para tirar minha Carteira de Trabalho. Não me informaram que não funcionava pela manhã a acabei tendo que ficar para resolver logo isso, até porque a tendência é só aumentar daqui para a frente”, comentou.
O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, disse que as filas são naturais e inevitáveis. Ele justificou que, especialmente em João Pessoa, elas decorrem de os eleitores dos municípios sob revisão preferirem transferir o título eleitoral para a capital a ter que se deslocar ao município de origem para fazer o recadastramento. “Isso implica no aumento do número de eleitores a ser atendido e, consequentemente, nas filas”, analisou.
O prazo para a revisão do eleitorado em 102 cidades da Paraíba foi antecipado de 18 de março para 30 de novembro, segundo Cassimiro, devido à necessidade da Justiça Eleitoral em realizar o rezoneamento eleitorado, em janeiro. “Assim, os mais descansados que iriam aproveitar o fim de ano para regularizar a situação terão que se antecipar porque o prazo para a biometria termina irrevogavelmente em novembro e quem não regularizar terá o título eleitoral cancelado”, reforçou.
Biometria
Nesta última etapa da biometria eleitoral, estão passando pela revisão os eleitores de 102 municípios da Paraíba, com expectativa de atingir um eleitorado de aproximadamente 1.030.201 eleitores. Após a conclusão desta etapa, a Paraíba terá 100% de seu eleitorado identificado através de biometria, pois aos atualmente em revisão, somam-se os municípios que passaram pelo mesmo processo entre os anos de 2010 e 2016.
Até a manhã desta segunda-feira, segundo o Painel da Biometria do TRE-PB, atualizado em tempo real, 780.067 já haviam sido atendidos, sendo que destes 737.113 (71,55%) foram revisados e o restante de novos títulos de eleitor vinculados à zona eleitoral. Dos 120 municípios paraibanos incluídos na campanha, pelo menos 70 atingiram a meta de 80% de revisão biométrica. Em contrapartida, sete estão bem abaixo do esperado, como o município do Conde, no litoral sul da Paraíba, que não chegou a 50%.
Rezoneamento
Comentários