icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Relatório preliminar da LOA 2018 é aprovado na Assembleia Legislativa

Relator, João Gonçalves pretende dialogar sobre impasse no duodécimo.

Publicado em 10/10/2017 às 13:59

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (10) o parecer preliminar do deputado João Gonçalves (PDT) pela adminissibilidade da Proposta Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2018. Segundo o relator, embora tenha havido um incremento nas receitas estaduais este ano, a proposta da LOA 2018 é menor R$ 200 milhões em relação a deste ano.

“Temos uma peça orçamentária num momento de crise, em que as receitas que vem de Brasília diminuem”, ponderou o deputado, referindo-se às transferências constitucionais que sofreram uma queda no último ano.

A ponderação foi direcionada ao poderes, que se queixam do congelamento do orçamento para o próximo ano e possível redução no repasse do duodécimo. João Gonçalves disse que pretende dialogar com representantes do Ministério Público, Tribunais de Justiça e de Contas, da Defensoria Pública, Universidade estadual e até da Assembleia Legislativa durante o processo de debate. “Como relator vou ouvir, acatar e discutir, mas vamos primar pela parte técnica para que possa acontecer sem prejuízo para qualquer um”, afirmou.

De acordo com calendário de tramitação, divulgado pela Assembleia Legislativa, a LOA 2018 deve ser votada até o final do mês de novembro. Ainda de acordo com o cronograma de trabalho, uma audiência pública deverá ser realizada 15 dias após a publicação do parecer preliminar, entre 18 de outubro e 1º de novembro. Neste mesmo período será aberto o prazo para apresentação de emendas à proposta. Apesar dos prazos pré-fixados, João Gonçalves ponderou que o Regimento Interno da Casa permite que os deputados aprovem a matéria até o dia 21 de dezembro.

O deputado Raniery Paulino (PMDB) vai propor que sejam realizadas não apenas uma audiência pública, mas encontros temáricos para que a Assembleia tenha a oportunidade de debater pontos polêmicos da LOA 2018. Uma das queixas dos oposicionistas diz respeito ao congelamento dos poderes, apesar do aumento das receitas estaduais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp