icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Bancada paraibana cobra Governo Federal por liberação de recursos da Operação Carro-Pipa

Na Paraíba, o serviço leva água a potável para 159 municípios e contempla quase 270 mil habitantes

Publicado em 23/11/2024 às 10:18 | Atualizado em 23/11/2024 às 13:16


				
					Bancada paraibana cobra Governo Federal por liberação de recursos da Operação Carro-Pipa
(Foto: Leonardo Silva/Arquivo). (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)

Parlamentares federais paraibanos cobraram, neste sábado (23), o Governo Federal para a liberação imediata de recursos para a Operação Carro-Pipa. O serviço foi suspenso por falta de verbas e 159 cidades do estado podem ficar desabastecidas a partir da próxima segunda (25).

O coordenador da bancada federal, deputado Murilo Galdino (Republicanos), informou ao Jornal da Paraíba que a bancada federal está 'atenta'. Ele disse que a suspensão envolve a liberação de uma dotação orçamentária.

Segundo ele, a bancada irá cobrar o retorno das atividades ao Governo Federal. Ele informou, também, que terá uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, na próxima terça-feira (26) para debater uma solução para o problema.

"Isso será resolvido o mais rápido possível", prometeu.

Já o deputado federal Wellingon Roberto (PL) classificou a suspensão da Operação Carro-Pipa como algo "grave". Ele disse que vai propor uma reunião da bancada federal, no início da semana, para discutir soluções definitivas para a questão.

"Eu mesmo vou reivindicar que seja feita essa reunião, pois acredito eu que isso [a suspensão da operação] é uma inércia do próprio Governo, e logicamente se o dinheiro não vem o Exército não tem como arcar com essas despesas", disse.

Na avaliação do deputado, a suspensão da operação também tem a ver com a retenção de recursos das emendas parlamentares por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O país parou e as dificuldades das prefeituras, através de seus gestores, não é somente na questão do abastecimento de água, mas também em outras áreas, com obras paradas", afirmou.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado, disse que conversou com integrantes do Governo Federal para a liberação dos recursos já no início da próxima semana. "É uma questão orçamentária", disse.

Suspensão da Operação Carro-Pipa

Responsável pela execução do serviço, o Exército Brasileiro divulgou uma nota confirmando a suspensão da Operação Carro-Pipa a partir da próxima segunda-feira (25).

Na Paraíba, o serviço leva água a potável para 159 municípios da Paraíba e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).

O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército enviou aos coordenadores da Defesa Civil que a suspensão da Operação ocorre devido à retenção de recursos financeiros pelo Governo Federal.

Em nota, o Exército afirma que vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp