POLÍTICA
'Responsabilidade ampliada', diz Seráphico ao tomar posse no MPPB
Ele vai comandar o Ministério Público da Paraíba por mais dois anos.
Publicado em 30/08/2019 às 8:17 | Atualizado em 30/08/2019 às 16:52
O promotor Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em solenidade na noite de quinta-feira (29). A posse aconteceu no Espaço Cultural e contou com a apresença de autoridades como o governador João Azevêdo (PSB). Seráphico fica no cargo por mais dois anos
“Passo novamente a conduzir esta bandeira do Ministério Público da Paraíba como instrumento simbólico de luta e representação e buscarei conduzi-la com honra, dignidade, altivez e abnegação. Com a plena consciência da responsabilidade ampliada e os desafios inerentes às atribuições deste cargo”, disse Seráphico na posse.
Em seu discurso, o procurador-geral, destacou que nos últimos dois, buscou conduzir o MP em torno de uma pauta institucional e de avanços administrativos e cumprir as funções constitucionais de forma independente e harmônica. “Desejo de continuar a luta num processo de construção constitucional contínuo e permanente”, disse.
O procurador-geral citou os diversos projetos desenvolvidos nos últimos dois anos pelo MPPB e ressaltou ainda a necessidade do aperfeiçoamento dos caminhos institucionais, na busca de uma gestão mais transparente e planejada e de um Ministério Público com foco no resultado.
Francisco Seráphico falou também que o Ministério Público vai prosseguir e otimizar a atuação no enfrentamento dos desvios de recursos e combate ao crime organizado e também na promoção dos direitos dos que estão fragilmente situados na sociedade e na defesa dos interesses de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres que sofrem violência de gênero.
A eleição para a lista tríplice do Ministério Público aconteceu no dia 29 dejulho e Seráphico foi o mais votado, com 179 votos, correspondendo a mais de 90% dos votantes. A confirmação da recondução ao cargo foi feita por ato do governador João Azcvêdo publicado no dia 8 de agosto.
Perfil
O procurador-geral de Justiça é filho de Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega e Maria Elita Sá da Nóbrega; casado com Francisca Nathália Medeiros da Nóbrega; pai de Bianca, Francisco Seráphico Neto e Miguel. É mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba e atuou como professor universitário e como auditor auxiliar do TCE. Ingressou no MPPB no ano de 2003 e é o 2º promotor de Justiça de Santa Rita, tendo, antes, exercido suas atribuições nas promotorias de Patos, Campina Grande, João Pessoa, Cruz do Espírito Santo, Mari, Soledade, São Mamede, Pombal, Malta e Paulista e como promotor convocado junto à Procuradoria de Justiça.
Na administração superior do MPPB, exerceu os cargos de secretário-geral e secretário de Planejamento e Gestão. Também integrou a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), a Assessoria Técnica e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap). No biênio 2013-2015, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).
Comentários