icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Revisão biométrica tem pior desempenho na PB

Dados do TSE mostram que apenas 6,49% dos eleitores paraibanos procuraram a Justiça Eleitoral.

Publicado em 13/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15


A Paraíba é o Estado nordestino com o menor desempenho no recadastramento biométrico dos eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 6,49% dos paraibanos que precisam fazer o recadastramento até março de 2014 procuraram os pontos de atendimento da Justiça Eleitoral. De acordo com a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Viviana Targa, o órgão deverá contratar pessoal para aumentar o número de postos de atendimento no Estado.

Dos 895.659 eleitores de 19 municípios paraibanos que precisam fazer a revisão eleitoral, 58.132 atualizaram o cadastro com dados biométricos. No Rio Grande do Norte, 81,93% dos eleitores já realizaram o recadastramento, seguido por Maranhão (17,87%), Piauí (12,45%), Ceará (11,05%) e Pernambuco (9,00%). Os Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia não aparecem no acompanhamento das metas do TSE.

De acordo com Viviana Targa, o mau desempenho do recadastramento no Estado se deve à falta de pessoal. “Alguns Estados conseguiram avançar por meio da terceirização. Nós estamos lutando junto ao setor de licitações para fazer essa contratação também”, disse a coordenadora de Eleições do TRE.

Segundo Viviana, mesmo os servidores cedidos pelos órgãos públicos municipais, estadual e federal não são suficientes. “Os servidores que são cedidos não podem sair dos seus locais de trabalho e os órgãos também estão encontrando dificuldades em selecionar esses servidores”, disse.

Viviana garantiu que o número de postos de atendimento deverá aumentar nos próximos dias. “Estamos treinando 20 servidores do TRE para trabalhar no esquema de rodízio. A previsão é ativar um posto de atendimento no próximo dia 17 na Procuradoria Geral de Justiça”, informou. O TRE também vai disponibilizar postos de atendimento no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e na Universidade Federal da Paraíba. “Estamos aguardando a indicação dos servidores para que eles sejam convocados e façam o treinamento necessário”, disse Viviana.

A orientação do TRE é que os eleitores não deixem o recadastramento para a última hora, para evitar filas e transtornos.

Nas eleições passadas, apenas os municípios de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes utilizaram o sistema biométrico. Em 2014, mais 19 municípios serão incluídos. Além da impressão digital, o recadastramento também inclui foto e assinatura digital do eleitor. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência para o município onde estiver estabelecido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp