POLÍTICA
Revisão biométrica tem pior desempenho na PB
Dados do TSE mostram que apenas 6,49% dos eleitores paraibanos procuraram a Justiça Eleitoral.
Publicado em 13/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15
A Paraíba é o Estado nordestino com o menor desempenho no recadastramento biométrico dos eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 6,49% dos paraibanos que precisam fazer o recadastramento até março de 2014 procuraram os pontos de atendimento da Justiça Eleitoral. De acordo com a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Viviana Targa, o órgão deverá contratar pessoal para aumentar o número de postos de atendimento no Estado.
Dos 895.659 eleitores de 19 municípios paraibanos que precisam fazer a revisão eleitoral, 58.132 atualizaram o cadastro com dados biométricos. No Rio Grande do Norte, 81,93% dos eleitores já realizaram o recadastramento, seguido por Maranhão (17,87%), Piauí (12,45%), Ceará (11,05%) e Pernambuco (9,00%). Os Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia não aparecem no acompanhamento das metas do TSE.
De acordo com Viviana Targa, o mau desempenho do recadastramento no Estado se deve à falta de pessoal. “Alguns Estados conseguiram avançar por meio da terceirização. Nós estamos lutando junto ao setor de licitações para fazer essa contratação também”, disse a coordenadora de Eleições do TRE.
Segundo Viviana, mesmo os servidores cedidos pelos órgãos públicos municipais, estadual e federal não são suficientes. “Os servidores que são cedidos não podem sair dos seus locais de trabalho e os órgãos também estão encontrando dificuldades em selecionar esses servidores”, disse.
Viviana garantiu que o número de postos de atendimento deverá aumentar nos próximos dias. “Estamos treinando 20 servidores do TRE para trabalhar no esquema de rodízio. A previsão é ativar um posto de atendimento no próximo dia 17 na Procuradoria Geral de Justiça”, informou. O TRE também vai disponibilizar postos de atendimento no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e na Universidade Federal da Paraíba. “Estamos aguardando a indicação dos servidores para que eles sejam convocados e façam o treinamento necessário”, disse Viviana.
A orientação do TRE é que os eleitores não deixem o recadastramento para a última hora, para evitar filas e transtornos.
Nas eleições passadas, apenas os municípios de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes utilizaram o sistema biométrico. Em 2014, mais 19 municípios serão incluídos. Além da impressão digital, o recadastramento também inclui foto e assinatura digital do eleitor. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência para o município onde estiver estabelecido.
Comentários