POLÍTICA
Ricardo Barbosa rasga publicação de sua posse em despedida da AL
Ricardo Barbosa é suplente, mas já assumiu o mandato algumas vezes durante a atual legislatura.
Publicado em 13/04/2010 às 16:00
Phelipe Caldas
O agora ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PPS) se despediu da Assembleia Legislativa da Paraíba de forma melancólica. Ainda como parlamentar, ele participava nesta terça-feira (13) de reunião da Comissão e constituição e Justiça da Casa quando foi apreciado o pedido do deputado licenciado João Gonçalves (PSDB) de retornar ao parlamento. O pedido foi aprovado e, irritado, Barbosa rasgou o Diário do Poder Legislativo que tinha publicado sua posse na AL.
Ricardo Barbosa é suplente, mas já assumiu o mandato algumas vezes durante a atual legislatura. Nesta última passagem pelo parlamento, tinha sido beneficiado justamente com a licença de 125 dias solicitadas por Gonçalves. O problema é que pouco depois de ter se afastado, o deputado tucano voltou atrás e pediu para retornar à Casa antes do previsto. A polêmica estava formada e Ricardo Barbosa acusou o colega de estar tentando cassar o seu mandato.
Nesta terça, o pedido de João em retornar à AL foi analisado e aprovado, seguindo parecer da Procuradoria da Assembleia Legislativa que dizia que nada impede um deputado voltar à titularidade do mandato no momento que entender.
E foi esta decisão que revoltou Ricardo Barbosa. Indignado, ele disse que se o DPL não era respeitado, ele podia ser rasgado, e foi isto o que ele fez. "As regras da Assembleia foram vergonhosamente desrespeitadas", reclamou.
O gesto de Ricardo Barbosa foi alvo de crítica do outro pivô da confusão, o deputado estadual João Gonçalves. Em seu retorno ao parlamento, ele disse que lamentava profundamente o ocorrido e que aquele era "um gesto que não correspondia com a postura ética de um deputado".
Comentários