POLÍTICA
Ricardo Barros espera diálogo 'salutar' de João com a Defensoria Pública da Paraíba
Durante a gestão de Ricardo Coutinho, órgão travou debates judiciais com o Estado.
Publicado em 17/01/2019 às 9:14 | Atualizado em 17/01/2019 às 17:29
O novo defensor público-geral da Paraíba, Ricardo José Costa Barros, disse esperar ter um diálogo salutar com o atual governador João Azevêdo (PSB). "Novos tempos chegaram e nova conduta a ser posta em prática também. Manteremos um diálogo salutar e pretendemos que seja duradouro com o novo governo que acaba de se instalar", disse. Durante a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) travou intensos debates judiciais com o Estado.
A declaração de Ricardo Barros foi dada durante a solenidade de posse, realizada no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB), em João Pessoa. Ricardo Barros foi nomeado pelo governador João Azevêdo no início deste mês e responde pelo cargo desde o último dia 4 de janeiro, quando foi empossado pelo Conselho Superior da DPE-PB. Ele vai conduzir a Defensoria Pública Estadual pelos próximos dois anos.
Na presença de autoridades e representantes dos Poderes na Paraíba, o novo defensor público-geral ressaltou a necessidade de expansão dos serviços da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), que completa 60 anos de existência em 2019.
“Esse caminho poderá permitir que a Defensoria Pública continue com a sua evolução e preste um serviço ainda melhor e de forma ampla e célere, como clama a população”, disse Ricardo, ressaltando, contudo, que a DPE é um órgão de Estado e não não pode ser vista como um órgão de governo, já que é uma instituição autônoma.
O novo DPG destacou os avanços da DPE nos últimos anos e garantiu trabalhar pela expansão dos seus serviços. Entre as necessidades da Instituição, ele citou a construção de instalações próprias dos núcleos de atendimento; implantação de uma política de recuperação dos valores dos subsídios, realização posterior de um novo concurso público; ampliação do programa Defensoria Itinerante; e expansão das câmaras de mediação e conciliação.
Entre as autoridades presentes estavam o procurador geral adjunto, Paulo Márcio Soares Madruga, representando o governador João Azevêdo; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Joás de Brito Pereira; o procurador geral da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Adelmar Azevedo Régis, representando o prefeito Luciano Cartaxo; o subprocurador do Ministério Público da Paraíba, Álvaro Cristino Gadelha Campos; os deputados estaduais Raniery Paulino, Hervázio Bezerra, Cabo Gilberto Silva, Wilson Filho e João Gonçalves. O vereador Bosquinho representou a Câmara de Vereadores de João Pessoa e Edmundo Barros a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep).
Comentários