POLÍTICA
Ricardo Coutinho levará nove pessoas na viagem a Cuba
Viagem do governador a Cuba está programada para o dia 19 de setembro.
Publicado em 03/09/2011 às 14:50
Lenilson Guedes
Com Secom/PB
Definida a comitiva oficial que acompanhará o governador Ricardo Coutinho (PSB) na viagem a Cuba no período de 19 a 23 de setembro. A comitiva é composta de empresários e secretários do governo do Estado, num total de nove pessoas, segundo informações da secretaria de Comunicação do Estado. Será a primeira viagem internacional de Ricardo como governador da Paraíba.
A viagem pretende trazer parcerias comerciais e tem o objetivo também de iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para Cuba, a partir do Porto de Cabedelo.
Integram a comitiva a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves; o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a superintendente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margareth Bezerra; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome; e um representante da Federação do Comércio e Serviços da Paraíba (Fecomercio). Dentre as empresas, estarão representados o Atacadão Rio do Peixe, Dijai Elétrica, Transportes Marajó e Samara Calçados.
Na programação, estão agendadas visitas institucionais aos ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais.
Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba também intenciona desenvolver futuras missões comerciais na Venezuela e em países asiáticos. De acordo com o governador, é preciso equilibrar a balança comercial, já que as importações superam as exportações.
“Esse quadro demonstra a necessidade de as empresas do Estado exportarem seus produtos para outros mercados e equilibrar mais o volume dos produtos que entram e saem. É preciso movimentar as várias cadeias produtivas dentro do Estado”, ressaltou.
O governador disse ainda que existe demanda dos países do Caribe por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango, e, neste contexto, é preciso abrir as portas para que as empresas paraibanas exportem, o que vai fortalecer a economia do Estado.
Comentários