POLÍTICA
Ricardo diz que reajuste da UEPB deve ser de 5%
Ricardo Coutinho afirmou que a UEPB não pode conceder reajuste de 6% e quer reduzir percentual aprovado pelo Conselho Universitário.
Publicado em 30/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:58
O reajuste de 6% dos salários dos professores e servidores da Universidade Estadual da Paraíba, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) e assinado pelo presidente, reitor Rangel Júnior, pode ser reduzido pelo governo do Estado para 5%. A resolução com a recomposição salarial foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado e precisa ser transformada em projeto pelo governador Ricardo Coutinho e, em seguida, enviado para apreciação da Assembleia Legislativa, conforme determina o Tribunal de Contas da Paraíba.
A redução do percentual foi sinalizada pelo governador Ricardo Coutinho, terça-feira à noite, em Campina Grande, onde inaugurou o Centro Vascular da Paraíba, no Hospital de Emergência e Trauma.
“A UEPB não pode conceder um reajuste de 6%, pois o reajuste linear concedido pelo Estado é de 5% para as demais categorias”, explicou Ricardo, que ainda não tinha recebido oficialmente nenhum comunicação da Reitoria da universidade sobre o reajuste.
O reitor Rangel Júnior justificou que a recomposição de 6% é praticamente as perdas da inflação dos últimos 12 meses, chegando a 5,91% - variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Diante disto, ele espera que o governador avalize os 6%, aprovados pelo Conselho Universitário, após uma discussão com os sindicatos representativos dos docentes e do pessoal técnico-administrativo.
Segundo o reitor, serão beneficiados 2.290 entre professores e servidores e o impacto financeiro na folha de pessoal de R$ 9,6 milhões anual na folha de pessoal com o reajuste de 6%. Este reajuste é retroativo a 1º de janeiro de 2014. De acordo com Rangel Júnior, acompanha a decisão do governador da Paraíba de conceder reajuste geral aos servidores públicos do Estado que tem como data-base o percentual mínimo do índice de reposição da inflação do período anterior à data-base das categorias.
Comentários