POLÍTICA
Ricardo e Edilma são os que mais gastaram com impulsionamento no Facebook
No total, candidatos da capital já gastaram mais de R$ 164 mil.
Publicado em 04/11/2020 às 19:30 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:46
Com a mudança nas regras da campanha eleitoral em 2018 e, também, com a pandemia de Covid-19, os candidatos às eleições de 2020 estão usando de forma cada vez mais intensa as redes sociais. O Facebook, uma das principais dessas redes, lançou, no último mês de agosto, algumas ferramentas que, segundo a página, têm o intuito de "ampliar a transparência sobre a publicidade política". Com base no recurso, é possível verificar, quanto os candidatos gastaram para impulsionar publicações. Na disputa pela prefeitura de João Pessoa, as maiores despesas com a plataforma, até agora, foram dos candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e Edilma Freire (PV), com gastos, respectivamente, de R$ 43,2 mil e R$ 38,2 mil. Os números são referentes ao período de 4 de outubro e 2 de novembro. No total, os candidatos da capital paraibano já gastaram mais de R$ 164 mil com o Facebook.No total, a empresa já faturou mais de R$ 41 milhões com publicidade eleitoral desde agosto de 2020. Considerados os candidatos de João Pessoa, em seguida a Ricardo e Edilma aparecem os candidatos Raoni Mendes (R$ 38,2 mil), Ruy Carneiro (R$ 22,7 mil), Cícero Lucena (R$ 6,5 mil) e Nilvan Ferreira (R$ 6,5 mil). Por último, os candidatos João Almeida (R$ 6 mil), Wallber Virgolino (R$ 4,5 mil), Anísio Maia (R$ 3,99 mil) e Carlos Monteiro (R$ 210). A pesquisa pelos candidatos Camilo Duarte (PCO), Ítalo Guedes (PSOL), Rafael Freire (UP) e Rama Dantas (PSTU) não obteve resultados na plataforma. O especialista em marketing digital Jeoás Farias destaca a importância dos anúncios e de seu planejamento estratégico para, assim, alcançar eleitores que ainda estão indecisos. "Empresas como o Facebook entregam muito pouco de forma orgânica, os números chegam a 2% ou menos que isso. Então estrategicamente falando anunciar é fundamental para que a gente alcance as pessoas certas. É um tipo de panfletagem virtual, literalmente, mas é diferente da panfletagem de rua porque com ela é possível alcançar as pessoas certas", destaca. Segundo ele, é importante também que se faça a campanha focada em pessoas que têm interesses em comum com o candidato. "Quando a gente faz uma campanha de anúncios, a gente tenta manter a lógica de manter a informação com a bolha, porque as pessoas que não gostam de mim vão continuar não gostando. O intuito é mostrar as propostas justamente às pessoas relacionadas, os indecisos, e isso que faz todo diferencial", completa.
Comentários