POLÍTICA
Ricardo Coutinho faz 'dança das cadeiras' em comandos de delegacias da Paraíba
Lucas Sá, responsável por operações como a Gabarito e Cartola, foi um dos rebaixados.
Publicado em 31/10/2018 às 9:51 | Atualizado em 31/10/2018 às 17:05
O governador Ricardo Coutinho (PSB) promoveu mudanças nos comandos das principais delegacias de polícia da Paraíba. A principal modificação é a nomeação da delegada seccional Roberta Neiva como superintendente de polícia, mas há modificações em outros dez cargos de delegados. Ela assumiu no lugar do delegado Marcos Paulo dos Anjos Vilela, que ficou sem lotação. As alterações foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (31).
Outra mudança importante foi a saída do delegado titular de Defraudações de João Pessoa, Lucas Sá, que foi rebaixado para o cargo de delegado adjunto de Delegacia Especializada, ainda sem lotação. Lucas Sá ficou conhecido por seu trabalho à frente de Operações como a Gabarito e Cartola.
A Gabarito foi iniciada pela Polícia Civil da Paraíba em maio de 2017 e desarticulou uma organização criminosa tratada como "empresa" pelos mais de 82 suspeitos envolvidos, sendo 31 já presos pela polícia, criada para fraudar concursos públicos. Já a Cartola foi desencadeada no dia 9 de abril, quando a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba revelaram um grande esquema de manipulação de resultados no Campeonato Paraibano. A investigação foi alvo de uma nova reportagem no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, no último domingo (28).
Outras mudanças
O Diretor-Geral adjunto da Academia de Ensino de Polícia (Acadepol), Bergson Almeida de Vasconcelos, vai responder por uma Delegacia Especializada. O delegado titular de Homicídios da Capital, Reinaldo Nóbrega, foi nomeado para o cargo de delegado seccional da Polícia Civil. O então delegado adjunto de Delegacia Especializada Hugo Helder Porto Barreto também vai assumir a titularidade. Flavio Craveiro Vasconcelos de Barros, que respondia pelo cargo de coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da mesma forma vai assumir como titular de uma Delegacia Especializada.
As delegadas Daniella Vicuuna de Oliveira Trindade e Nadja Fialho de Araújo foram exoneradas sem ter sido lotada em nenhuma outra função comissionada.
Comentários