POLÍTICA
Ruy avalia quebrar contratos para melhorar transporte público em João Pessoa
O candidato do PSDB foi entrevistado pela CBN João Pessoa nesta sexta-feira (30).
Publicado em 30/10/2020 às 11:42 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:47
O deputado federal Ruy Carneiro, candidato do PSDB a prefeito de João Pessoa, foi entrevistado pela CBN nesta sexta-feira (30), encerrando a rodada com os postulantes ao cargo nas Eleições 2020. Sabatinado pelos jornalistas Carla Visani (âncora do programa), Suetoni Souto Maior, da CBN, e Laerte Cerqueira, da TV Cabo Branco, ele foi perguntado sobre mobilidade urbana, saúde, educação e também sobre ações envolvendo seu nome na Justiça.
Ruy Carneiro disse que a melhoria do transporte público da capital, que é uma das maiores gargalos para o crescimento da cidade, caso seja eleito. O candidato afirmou que pretende intervir no sistema e, se necessário, até quebrar contratos para assegurar a melhoria do serviço. "Vamos reorganizar a cidade. Falta ônibus, a cidade foi concebida do Centro para a praia e a realidade não é essa. Hoje você tem um volume enorme de Bairro das Indústria, de Valentina, de Mangabeira, de Geisel, dos Bancários em direção à praia", explicou.
O candidato do PSDB também propõe subsidiar um percentual da passagem do transporte e melhorar a qualidade dos ônibus que circulam na capital. "Havendo necessidade discutimos o que já ocorre em outras cidades, que é subsidiar um percentual do valor da passagem porque o transporte é uma prioridade na nossa gestão", reiterou;
Justiça
O candidato foi inicialmente questionado sobre uma ação por fraude em licitação, em que ele réu, no conhecido Caso Desk. O prejuízo, segundo as investigações, somariam mais de R$ 2 milhões em valores atualizados. O aso tramita na Justiça estadual.
Ruy ressaltou que o processo foi anulado por unanimidade no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). "As cadeiras foram contadas individualmente uma a uma. Os meus adversários não me atacam porque sabem disso. Se tivessem algum problema em relação a mim eles seriam o primeiro a me atacar. Na época houve uma pessoas que teve um problema na empresa. Todo mundo que comprou na mesma empresa recebeu a acusação. Uns teve o caso comprovado, como o caso de Gilberto carneiro, mas eu e a reitoria da UFPB não tivemos", explicou.
Em relação à ação no Tribunal de Justiça, o candidato disse que sequer foi ouvido para apresentar a defesa. "Nem pude apresentar a aprovação das contas no TCE", reforçou.
O tucano também comentou sobre o rompimento político com o candidato Cícero Luceno, ex-companheiro de partido, atualmente na disputa. "A vida é feita de caminhos. Tive a oportunidade de ser secretário quando ele foi prefeito e logo em seguida houve a Operação Confraria. Naquela época vários secretários e ele foram pressos e eu não fui citado. Dali para frente ele seguiu o seu caminho. Mais recentemente, Cícero deixou o partido e se aliou aos autores da Operação Calvário, aí o meu distanciamento aumentou ainda mais", resumiu.
Saúde e educação
Uma das principais preocupações da população da capital, segundo o Ibope, a Saúde também foi pauta da entrevista. Ruy disse que há muitas áreas em que é possível diminuir custos para ofertar um melhor serviço. Uma das propostas do candidato é informatizar unidades básicas de saúde, como a implantação de um prontuário eletrônico para facilitar o acesso do médico ao histórico dos pacientes, por exemplo.
Para descentralizar o serviço, o candidato do PSDB propôs a instalação de cinco Centros de Especialidades Médicas, um em cada região da capital paraibana. O objetivo é reduzir filas de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas. "Os centros vão oferecer especialidades como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia e oftalmologia. Assim, só vai para regulação os atendimentos mais especializadas. Modéstia a parte, eu entendo dessa parte na minha atuação junto a hospitais como o Hospital Laureano, o Padre Zé", pontuou.
Na área da educação, Ruy pretende fazer parcerias com creches particulares para reduzir o deficit de vagas na rede pública de ensino. "Além de abrir vagas, isso também vai aquecer a economia da cidade. Vamos ajudar as pessoas que não conseguiram colocar a criança numa creche pública", defendeu.
Entrevista
A rodada de entrevistas com os candidatos terminou nesta sexta-feira (29). Desde o dia 13 de outubro, os 14 postulantes ao cargo de prefeito de João Pessoa foram sabatinados pela equipe da CBN João Pessoa. A ordem foi definida por sorteio, com as equipes de campanha.
Confira o link com a entrevista de todos os candidatos:
Dia 13/10/20 – Edilma Freire (PV)
Dia 14/10/20 – Nilvan Ferreira (MDB)
Dia 15/10/20 – Anísio Maia (PT)
Dia 16/10/20 – Ítalo Guedes (Psol)
Dia 17/10/20 – Sábado
Dia 18/10/20 – Domingo
Dia 19/10/20 – João Almeida (SD)
Dia 20/10/20 – Carlos Monteiro (Rede)
Dia 21/10/20 – Cícero Lucena (Progressistas)
Dia 22/10/20 – Raoni Mendes (DEM)
Dia 23/10/20 – Wallber Virgolino (Patriota)
Dia 24/10/20 – Sábado
Dia 25/10/20 – Domingo
Dia 26/10/20 – Rama Dantas (PSTU)
Dia 27/10/20 – Rafael Freire (UP)
Dia 28/10/20 – Camilo Duarte (PCO)
Dia 29/10/20 – Ricardo Coutinho (PSB)
Dia 30/10/20 – Ruy Carneiro (PSDB)
Comentários