icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Sapé vai homenagear João Pedro Teixeira

Cinquentenário da morte de líder camponês será lembrado nesta segunda-feira (2).

Publicado em 01/04/2012 às 16:00

O início dos anos 1960 foi um período extremamente turbulento para os trabalhadores rurais na Paraíba. Latifundiários investiram contra os integrantes das ligas camponesas, em confrontos armados, com o uso de capangas. A cidade de Sapé era um dos maiores expoentes nacionais do movimento. Sensível ao sofrimento dos agricultores, João Pedro Teixeira logo se envolveu nas lutas. No dia 2 de abril de 1962, em uma emboscada, o peso do latifúndio lhe cobrou a vida. Depois de ser atingido pelas costas, por três tiros, caiu à beira da estrada. Cinquenta anos após seu assassinato, o sonho de partilhar a terra, por meio da reforma agrária, ainda não foi plenamente concretizado.

Para lembrar a data da morte de João Pedro Teixeira, que se transformou em símbolo da luta dos trabalhadores rurais pela posse da terra, a ONG Memorial das Ligas Camponesas organizou uma série de homenagens ao seu líder. A programação começará nesta segunda-feira, a partir das 9h, com uma concentração no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção, conhecido como o Cemitério Velho de Sapé, onde o mártir foi sepultado. A iniciativa tem o apoio da UFPB, governo do Estado e prefeitura da cidade.

Em seguida, os participantes vão percorrer as ruas da cidade com destino à Praça João Pessoa. O local também tem uma simbologia para o movimento das ligas. Era ali onde aconteciam as reuniões dos camponeses de Sapé e da região. Na parte da tarde, a programação inclui uma carreata para o povoado de Barra de Antas, na zona rural de Sapé, onde está localizada a sede da ONG Memorial das Ligas Camponesas, com o acervo de João Pedro Teixeira.

O ponto máximo das comemorações nesta segunda-feira é a entrega da casa onde morou João Pedro Teixeira e sua família, no antigo sítio Barra de Antas, cujo povoado leva o mesmo nome. A residência vai abrigar uma espécie de museu, com o acervo que está hoje na sede provisória da ONG, na mesma região, cedida pela Igreja Católica.

O imóvel foi desapropriado pelo governo do Estado e está sendo reformado e será transformado no Museu Histórico das Lutas Camponesas no Nordeste.

De acordo com a ONG Memorial das Ligas Camponesas, o prefeito de Sapé, João Clemente Neto, e o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), já confirmaram presença no evento, assim como Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, que deu continuidade ao movimento após o assassinato do marido, na década de 1970.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp