icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Secretário quer maior fluidez na Comunicação

Seu maior desafio é fazer fluir para a população as informações de tudo que está sendo realizado na gestão do petista.

Publicado em 13/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52

Convidado pelo prefeito Luciano Cartaxo para assumir a Secretaria de Comunicação do Município, o executivo Cacá Marthins, que estava dirigindo a TV Ponta Negra, em Natal, no Rio Grande do Norte, disse que seu maior desafio é fazer fluir para a população as informações de tudo que está sendo realizado na gestão do petista. Segundo ele, o governo dispõe de ações em todas as áreas e a população precisa ter conhecimento das informações. “O governo municipal tem muitos projetos em todas as áreas sociais e minha principal missão é fazer com que as informações fluam, para que cheguem na população”.

JORNAL DA PARAÍBA - Como foi aceitar o desafio de assumir a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, já que o senhor estava em outro projeto na iniciativa privada?

CACÁ MARTHINS - Na realidade o convite do prefeito Luciano Cartaxo me honrou muito. Eu, que já moro aqui há 19 anos, tive a oportunidade de trabalhar na iniciativa privada. Tenho duas filhas nascidas aqui na Paraíba, tenho o título de cidadão pessoense, mas eu não tinha efetivamente servido à comunidade, de trabalhar servindo a comunidade de João Pessoa num projeto que visa o bem-estar social das pessoas, que visa a melhoria de vida da população, capitaneada por um líder como Luciano Cartaxo, que é um homem do povo, um homem simples, um homem de vida normal como qualquer outro, é um homem que vai ao estádio de futebol como uma coisa comum, ele já ia ao estádio torcer pelo Botafogo há muitos e muitos anos. Então, não é novidade você hoje ver o prefeito Luciano Cartaxo como torcedor fanático do Botafogo no estádio vibrando com esse sucesso todo do time. Essas características também do cidadão, do prefeito e do líder Luciano Cartaxo, me encantaram para que eu pudesse vir e colocar a minha experiência profissional a favor desse projeto.

JP - Gostaria que o senhor falasse um pouco da sua experiência na área da Comunicação.
CACÁ MARTHINS - Eu sou cearense e comecei em televisão na afiliada da Globo no Ceará, a TV Verdes Mares. Desenvolvi trabalho em outros Estados. Na Bahia implantei a TV Bahia e de lá vim para a Paraíba pela primeira vez, profissionalmente, para implantar a TV Cabo Branco. Participei da implantação, do treinamento das primeiras equipes e foi uma experiência muito interessante. Fiquei até 89 e voltei para o Ceará. Fiquei por cinco anos na TV Verdes Mares e depois voltei à Paraíba para o projeto da TV Tambaú. Comandei a TV Tambaú até 2011, completando 17 anos na empresa. Na minha segunda experiência lá em Fortaleza, na TV Verdes Mares, eu trabalhei em diversos projetos na Rede Globo de Televisão, fazendo transmissões de jogo de futebol, produção de novelas, transmissão para o programa do Faustão, dentre outros. Sou publicitário de formação e tenho MBA em finanças empresariais. Saí da Paraíba para atender um convite da afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, a TV Ponta Negra, e passei dois anos e meio por lá. Agora, de volta à Paraíba, eu vou usar essa experiência, mas também vou usar uma coisa que eu sempre cultivei, que é a serenidade e a concordância. Eu sempre tive um bom relacionamento com todos os veículos de comunicação, eu sempre me relacionei com todos os lados políticos também. Então, essa característica de conciliação é muito importante, porque é um pouco do retrato do que é o nosso prefeito. O nosso prefeito é também um homem conciliador, é um homem calmo, sereno, trabalhador e ele transmite isso para as pessoas. Eu acho que aliando essa minha característica com a dele, só temos todos a ganhar.

JP - O que senhor pretende mudar na comunicação da prefeitura de João Pessoa?
CACÁ MARTHINS - Antes de falar o que eu pretendo mudar, eu gostaria também de falar do meu antecessor, o Marcus Alves, uma pessoa bastante preparada, que fez um excelente trabalho de base. Ele deixou uma base muito boa, foi chamado para novos desafios e vai jogar junto com a gente na área de projetos especiais. Teremos muitos projetos especiais. Ele deixou a base e agora a minha missão será de ampliar, de fazer fluir as informações. Essas informações têm de chegar na imprensa porque nós devemos satisfação à população. A população quer saber o que o governo municipal está fazendo por ela, quer uma satisfação, ela votou, colocou o prefeito Luciano Cartaxo nesse posto e vai exigir o retorno, o que ele vai dar de volta à comunidade. O governo municipal tem muitos projetos em todas as áreas sociais e minha principal missão é essa, fazer com que as informações fluam, para que cheguem na população. Para chegar na população precisa ser acionado um canal importante que é a imprensa.

JP - Como o senhor pretende gerenciar as questões político-eleitorais, tendo em vista que teremos uma campanha política no próximo ano, a fim de que a prefeitura não seja acusada de envolvimento com as eleições?
CACÁ MARTHINS - Essa é uma questão já colocada há bastante tempo pelo prefeito, no sentido de que administrativamente a prefeitura não se envolva em nenhum processo eleitoral. A ordem é trabalhar e todas as secretarias estão focadas exatamente nisso, em trabalhar. É claro que entre você fazer divulgar uma ação do município por vezes parece que você está fazendo um ato político, que você está com alguma coisa eleitoral. É um ato político sim porque o ato de administrar é um ato político, mas necessariamente não passa a ser um ato eleitoral. A ordem é vigilância total e o prefeito já colocou isso com muita seriedade. Nós teremos aqui todos os cuidados possíveis para que não se confunda uma ação da Secom como sendo uma ação eleitoreira.

JP - Como surgiu o convite do prefeito para o senhor vir assumir a Secom?
CACÁ MARTHINS - Eu vim a João Pessoa pessoalmente umas duas vezes para uma conversa com o prefeito e ele me fez uma explanação de todo o seu planejamento, fez uma explanação do seu projeto, do que pensava. Eu também estava querendo voltar para a Paraíba por conta da minha família que ficou por aqui. É claro que você não rompe qualquer projeto profissional como esse se você não tiver um grande motivo. Tudo isso que eu já falei anteriormente, sobre as características do projeto e as características do prefeito Luciano Cartaxo foram o que pesaram de maneira importante. Mas foi um convite direto a partir de duas conversas entre eu e ele, e nos preparamos para a hora certa.

JP - O Tribunal de Contas expediu uma resolução para que o governo do Estado e as prefeituras disponibilizem na internet os gastos com a comunicação. A Prefeitura já concluiu o processo de licitação da verba publicitária?
CACÁ MARTHINS - A licitação está em curso, está no atual momento em análise técnica das propostas. O mercado inclusive estava ansioso para que a coisa andasse mais rápido, mas a prefeitura tomou todos os cuidados. Consultou de maneira bem criteriosa o Tribunal de Contas para que o processo seja transparente e totalmente legal.

JP - Na conversa que o senhor teve com o prefeito Luciano Cartaxo, qual foi a principal recomendação que ele deu?
CACÁ MARTHINS - A principal recomendação é que nós possamos traduzir todos esses projetos em informações para a população. A população precisa distinguir realmente a gestão, que é a favor da população e a população precisa saber disso. Nós viemos exatamente para dar continuidade àquela base que foi deixada pelo meu antecessor, ampliá-la para que as informações possam fluir. Nós temos ações em todas as áreas. Na educação, por exemplo, o governo municipal é o governo que mais creches vai construir. O governo já tem mais de cinco mil casas contratadas. Este será o governo que mais vai construir, que mais vai atuar na área de habitação. Na saúde está prevista a construção da UPA do Valentina, a construção de 14 unidades de saúde e a reforma de mais cinco unidades de saúde. Nós temos uma atuação muito vasta em todos os setores. É obrigação nossa que todas essas obras e todos os serviços prestados à comunidade estejam disponíveis em informações para ela. A Secom não é um órgão de promoção pessoal, nem do secretário, nem do prefeito, nem de qualquer secretário. A política é da não promoção pessoal e sim de abrir a gestão, abrir o governo, para que a população possa ter dimensão do que está sendo feito.

JP - O senhor disse que tem livre acesso a todas as correntes políticas. E a sua relação com a Câmara de Vereadores, como vai ser?
CACÁ MARTHINS - Essa é uma relação política do prefeito e eu estarei assessorando no que for acionado. Eu vou manter a relação com todas as correntes políticas da melhor maneira possível.

JP - Como o senhor pretende articular o trabalho de comunicação com as demais secretarias do governo?
CACÁ MARTHINS - Eu pretendo na realidade unificar a informação. Cada secretaria tem a sua própria expertise. A infraestrutura sabe trabalhar com infraestrutura; de comunicação sabe a Secom. Eu vou montar um suporte de comunicação para cada secretário para que eles possam traduzir isso para a comunidade, o fluxo é esse. Não vou centralizar aqui dentro da Secom para não criarmos mais um estágio de dificuldade. Na realidade eu pretendo colocar para cada secretaria uma estrutura de comunicação para que o secretário tenha o suporte, a fim de que ele possa tranquilamente ir à imprensa prestar contas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp