POLÍTICA
Secretário vai à Câmara explicar o Jampa Digital
Prefeitura cancelou contrato após denúncias do Fantástico.
Publicado em 27/03/2012 às 12:06
Após a matéria veiculada no Fantaśtico no último domingo, as supostas falhas no programa que deveria distribuuir internet internet gratuita para João Pessoa foi o principal assunto na Câmara Municipal da capital paraibana nesta terça-feira (27). De surpresa o líder do bloco governista, Bruno Farias (PPS), apresentou um requerimento convocando o secretário de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia, para que ele explicasse os problemas do Jampa Digital em audiência pública. A oposição questionou, mas o requerimento foi aprovado e logo depois o secretaŕio entrou no plenário para dar as explicações.
A oposição se colocou contra a convocação do secretário argumentando que a base governista tinha armado para pegar os vereadores do bloco de surpresa. “Para essa audiência precisamos ter o Ministério Público, o Tribunal de Contas, todos os órgãos de fiscalização”, disse o vereador Dinho (PR). “ Se o governo quer esclarecer temos que convocar os secretários da época em que o proejto foi instalado”, disse Tavinho Santos.
“Não são as pessoas que pessoas que prestam esclarecimentos e sim as instituições e é isso que o poder executivo veio fazer aqui hoje, prestar esclarecimentos”, disse Bruno Farias.
No plenário da Câmara, Marconi Maia manteve a versão que a prefeitura de João Pessoa já havia dado na segunda-feira. Disse que cortes no orçamento fizeram com que sua implantação atrasasse. “Já temos 85% do projeto pronto e até o fim do prazo do convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia, que é outubro”, afirmou Maia.
O secretário apresentou detalhes do projeto e garantiu que um técnico do ministério da Ciência e Tecnologia esteve recentemente em João Pessoa fazendo uma visita de fiscalização e atestou o funcionamento do Jampa Digital. “Ele está concluindo o relatório onde reafirma que o projeto está dentro seu cronograma normal.
Requerimento barrado
A bancada de oposiçao tentou aprovar um outro requerimento pedindo a convocação do ex-secretários da Prefeitura de João Pessoa, Gilberto Carneiro (Administração), Estelizabel Bezerra (Planejamento), Paulo Badaró, que era da Ciência e Tecnologia e assinou o contrato do Jampa Digital, mas com maioria na Câmara, a base governista derrubou a convocação. O documento pedia ainda que o prefeito Luciano Agra (PSB) também fosse convocado.
Comentários