POLÍTICA
Seis Estados estarão no debate sobre Zona Franca
Proposta da Zona Franca conta com a área de abrangência em forma de círculo e beneficia 323 municípios.
Publicado em 15/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:10
Será lançado hoje, em Cajazeiras, um manifesto em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino. O lançamento ocorrerá em audiência pública convocada pelo deputado federal Wilson Filho (PTB) e pela Prefeitura de Cajazeiras. O encontro será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), a partir das 8h.
A expectativa é de que representantes dos seis estados beneficiados com a PEC 19/2011 estejam presentes no encontro. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou presença no evento. A ideia da proposta é criar uma área de livre comércio, para a exportação e importação, assim como a Zona Franca de Manaus, na qual poderão ser autorizados a isenção de impostos e o fomento à abertura de fábricas, indústrias e empresas.
A proposta da Zona Franca conta com a área de abrangência em forma de círculo com um raio de 250 km, em uma linha reta. Ao todo a PEC beneficia 323 municípios dos seis estados nordestinos. Além da Paraíba, a Zona Franca do Semiárido englobará os estados de Rio Grande do Norte (66 municípios), Ceará (52), Pernambuco (44), Piauí (5) e Bahia (3). “A PEC tem um imenso alcance social e econômico, beneficiando os estratos mais pobres da população brasileira. Gente que vive, em sua grande maioria, na dependência do Bolsa Família, maior programa de distribuição de renda e de redução da pobreza do governo federal”, explicou Wilson Filho, um dos autores da proposta.
Se aprovada, a Zona Franca do Semiárido chegará a 110 municípios paraibanos. Estão entre eles as cidades de Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel e Catolé do Rocha. O projeto conquistou o apoio da bancada federal nordestina e foi apresentada no Encontro dos Governadores do Nordeste com a bancada da região, no mês passado.
Comentários