icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Seis Estados estarão no debate sobre Zona Franca

Proposta da Zona Franca conta com a área de abrangência em forma de círculo e beneficia 323 municípios.

Publicado em 15/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:10

Será lançado hoje, em Cajazeiras, um manifesto em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino. O lançamento ocorrerá em audiência pública convocada pelo deputado federal Wilson Filho (PTB) e pela Prefeitura de Cajazeiras. O encontro será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), a partir das 8h.

A expectativa é de que representantes dos seis estados beneficiados com a PEC 19/2011 estejam presentes no encontro. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou presença no evento. A ideia da proposta é criar uma área de livre comércio, para a exportação e importação, assim como a Zona Franca de Manaus, na qual poderão ser autorizados a isenção de impostos e o fomento à abertura de fábricas, indústrias e empresas.

A proposta da Zona Franca conta com a área de abrangência em forma de círculo com um raio de 250 km, em uma linha reta. Ao todo a PEC beneficia 323 municípios dos seis estados nordestinos. Além da Paraíba, a Zona Franca do Semiárido englobará os estados de Rio Grande do Norte (66 municípios), Ceará (52), Pernambuco (44), Piauí (5) e Bahia (3). “A PEC tem um imenso alcance social e econômico, beneficiando os estratos mais pobres da população brasileira. Gente que vive, em sua grande maioria, na dependência do Bolsa Família, maior programa de distribuição de renda e de redução da pobreza do governo federal”, explicou Wilson Filho, um dos autores da proposta.

Se aprovada, a Zona Franca do Semiárido chegará a 110 municípios paraibanos. Estão entre eles as cidades de Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel e Catolé do Rocha. O projeto conquistou o apoio da bancada federal nordestina e foi apresentada no Encontro dos Governadores do Nordeste com a bancada da região, no mês passado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp