POLÍTICA
Senado fará nova eleição para vice
Nome que deve assumir a cadeira deixada por Marta na vice-presidência do Senado ainda não foi definido pelo PT.
Publicado em 12/09/2012 às 6:00
A troca de Ana de Hollanda pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) no comando do Ministério da Cultura pegou os senadores do PT de surpresa ontem. Integrantes da bancada do PT no Senado ficaram sabendo da saída de Marta apenas minutos depois do comunicado oficial feito pela Presidência da República.
No início da tarde, os petistas chegaram a se reunir para discutir a votação da semana, mas Marta não compareceu, nem justificou a ausência. Segundo o líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA), ainda não foi definido o nome que deve assumir a cadeira deixada por Marta na vice-presidência do Senado. O posto é do PT em razão de ser a segunda maior bancada da Casa, atrás apenas do PMDB, que é detentor da cadeira da presidência.
Uma eleição da Mesa do Senado deve ser convocada cinco dias depois de Marta tomar posse no Ministério.
Uma possibilidade estudada por Walter Pinheiro é que a eleição ocorra no próximo esforço concentrado do Senado que pode ser convocado, de forma extraordinária, na última semana de setembro. "O PT continua com o mesmo cargo, vamos discutir com a bancada", disse o senador.
A missão de escolher um novo candidato para o cargo não é considerada simples uma vez que quem assumir o posto ficará na cadeira apenas até fevereiro do próximo ano, quando ocorre novas eleições para a Mesa.
O posto da vice-presidente chegou a ser alvo de disputa entre Marta e o senador José Pimentel (CE), que no final ficou com a liderança do governo no Congresso.
Questionado se gostaria de assumir o mandato tampão, José Pimentel foi evasivo: "Vamos aguardar a bancada decidir".
Comentários