icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Senador Arthur Virgílio quer unificar fuso horário no Brasil

Lei unifica o fuso horário para todo o país e estabelece que a hora legal brasileira seria a hora de Brasília, com três horas de atraso em relação à hora de Greenwich.

Publicado em 24/12/2008 às 16:21

Da Agência Senado

Os transtornos causados pela defasagem de uma hora em relação à Brasília aos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, poderão ser solucionados no próximo ano. Encontra-se tramitando na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde aguarda emendas, projeto de lei (PLS 486/08) de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que unifica o fuso horário para todo o país e estabelece que a hora legal brasileira seria a hora de Brasília, com três horas de atraso em relação à hora de Greenwich.

Dentre os transtornos sofridos pelos estados que estão uma hora atrasados em relação ao restante do país, Arthur Virgílio citou o obstáculo à maior integração do espaço econômico nacional; o prejuízo à integração econômica das populações e atividades realizadas na porção mais ocidental da área continental brasileira; a deficiente integração dos centros comerciais e industriais de Manaus, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista nos negócios realizados nas praças do Centro-Sul do país; e o enorme descompasso no ritmo vertiginoso de progresso nas comunicações e nos transportes.

"A adoção de fuso horário único ainda mais se justifica ante a unificação e informatização do sistema financeiro, o desenvolvimento dos transportes aéreos e das comunicações via satélite", argumenta o senador na justificação do projeto. A medida, acrescenta, "beneficiará consideravelmente as populações residentes nas regiões orientais do país, levando-as a ter participação plena na vida econômica, política e cultural dos centros desenvolvidos do Sul e do Sudeste". A unificação do fuso horário, entende o senador, "será, portanto, uma das condições indispensáveis para que a sociedade brasileira possa vencer os desníveis econômicos e sociais que ainda dividem o país em regiões ricas e regiões pobres".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp